Tokusatsu Parte 2: Henshin Hero, a história dos super-heróis japoneses

Tokusatsu: Monstros gigantes, robôs, alienígenas e Tóquio em perigo. Uma narrativa sobre a história dos super-heróis japoneses e sua relação com o ocidente. Na segunda parte, a história do Henshin Hero.

Esta é a segunda parte nessa série de posts sobre o Tokusatsu, confira a parte 1: Daikaijū – Quando monstros gigantes atacam o Japão.

Henshin Hero é um sub-gênero no Tokusatsu, focado no super-herói. O termo pode ser traduzido como heróis mutantes e é definido por heróis que mudam de forma. Um herói Henshin tem distintas formas poderosas, e normalmente precisa alternar ativamente entre elas.

Fantomas, o Guerreiro da Justiça, de 1939
Prince of Gamma, de 1930

A história do Japão com os super-heróis modernos é extremamente antiga. Considerado o primeiro super-herói japonês, o personagem Fantomas, o Guerreiro da Justiça ou Fantaman (黄金 バットŌgon Batto, traduzindo como Morcego Dourado) foi criado em 1931. Anterior aos estadunidenses Super-homem (de 1938) e Batman (de 1939). Fantomas é um ser da extinta Atlantis, enviado dez mil anos à frente do seu tempo para batalhar Dr. Erich Nazō (ナゾー), líder de um sindicato do crime com o objetivo de dominação mundial. Criado por Takeo Nagamatsu, então com 16 anos, o personagem nasceu inicialmente no teatro kamishibai (紙芝居, traduzindo como teatro de papel). Uma forma de teatro ilustrado. Mais tarde foi adaptado em diversos mangás, animes, séries de TV e para o cinema.  Prince of Gamma, de 1930, que também teve sua estréia no kamishibai, é outro exemplo de personagem semelhante à um super-herói.

Studio na Colab55

Acima, abertura do anime Fantomas – O Guerreiro da Justiça, de 1967, abaixo, cenas do filme Ōgon Bat, de 1966, estrelando o legendário Sonny Chiba como Dr. Yamatone.

Prince of Gamma, de 1930

Em 1957, Oito anos após Godzilla (veja mais na primeira parte) o japão viu a estréia do herói, Super Gigante (スーパージャイアンツSūpā Jaiantsu), também conhecido no japão como Kōtetsu no Kyojin (鋼鉄の巨人Gigante de Ferro). É tido como o primeiro super-herói do cinema japonês. Entre 1957 e 1959, Sūpā Jaiantsu protagonizou 9 curtas-metragens, produzidos pela  Shintoho, sub-divisão da Toho, lançados nos cinemas japoneses. Apesar do nome, o personagem obviamente não era um gigante. O nome é uma referência ao time de baseball, Yomiuri Giants, extremamente populares na época. Os curtas são altamente inspirados na série televisiva As Aventuras do Super-Homem (Adventures of Superman) de 1951, exibida no Japão onde alcançou extrema popularidade. Super Gigante é uma criatura humanoide criada do mais forte metal pelo Conselho da Paz, no Planeta Esmeralda.

Super Gigante, de 1957
Super Gigante, de 1957

Porém, o personagem normalmente citado como o pioneiro do Henshin Hero é Moonlight Mask (月光仮面Gekkō Kamen – pode ser traduzido como Máscara de luz da Lua). O Tokusatsu ganhava seu primeiro herói de TV. Gekkō Kamen, assumidamente inspirado em heróis ocidentais como o Cavaleiro Solitário, Batman e Zorro teve sua estréia na TV japonesa em 1958 e foi produzido pela Toei. Entre 1958 e 1959, Gekkō Kamen estrelou seis longa-metragens. Desde então foi adaptado para anime, mangá e fez aparições em outras séries e videogames.

Moonlight Mask de 1958
Moonlight Mask de 1958
Moonlight Mask de 1958

Em 1966 estréia na TV japonesa a série Ultraman (ウルトラマン – Urutoraman). Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. A série foi criada por Eiji Tsuburaya (円谷 英二Tsuburaya Eiji), técnico de efeitos especiais japonês envolvido em diversos filmes e séries, co-criador de Godzilla.

Ultraman, de 1966
Kikaider, de 1972

Um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemular, choca-se com a nave do oficial Hayata da S.I.A. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça. Ultraman é fortemente responsável pela linguagem do Henshin Hero. e seus monstros gigantes marcam a unificação com o Daikaijū (veja mais na primeira parte). O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje. Ultraman inspirou outros super-heróis semelhantes, como Zone Fighter (流星人間ゾーン – Ryūsei Ningen Zōn), de 1973, produzida pela Toho e Kikaider (キカイダー – Kikaidā), de 1972.

Arte de Red Alone

Em 1973, Godzilla encontrou Jet Jaguar, no filme Godzilla vs. MegalonJet Jaguar foi o resultado de um concurso realizado pela Toho, que pediu que os fãs criassem um novo super-herói. O vencedor submeteu um desenho do personagem Red Alone (レッド·アローンReddo Arōn) um robô semelhante a Ultraman. A produtora rebatizou o herói de Jet Jaguar e pretendia lançá-lo no filme Jet Jaguar vs. Megalon. Porém o medo de que o novo personagem não conseguiria carregar o filme sozinho causou a inclusão de Godzilla.

Em 1971 a Toei Company lança a série televisiva Kamen Rider (仮面ライダー – Kamen Raidā, motoqueiro mascarado em português). Kamen Rider teve sua origem no personagem Skull Man, criado por Shotaro Ishinomori com a finalidade de ser o protagonista de uma série televisiva. Após mais de 100 páginas escritas, executivos da TV japonesa pediram por tantas mudanças que Ishinomori teve que criar um novo personagem no lugar: Kamen Rider. Assim como Ultraman, Kamen Rider se tornou extremamente popular e inspira várias continuações até hoje em séries e filmes. As séries sempre mostravam um jovem capaz de se transformar em um herói ciborgue mutante (kaizo ningen) com visual geralmente baseado num inseto (geralmente num gafanhoto) que enfrenta alguma organização maligna que pretende dominar a Terra.

Kamen Rider, 1971
Kamen Rider, 1971
Esquadrão Secreto, de 1975

Em 1975 estreia a série Esquadrão Secreto (秘密戦隊ゴレンジャー – Himitsu Sentai Gorenger), que inaugura um novo sub-gênero no Tokusatsu: o Sentai. Nessa série havia muitas das características que perduram por quase todas as séries do gênero. A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas (robôs gigantes) para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra. O termo japonês sentai, de origem militar, significa esquadrão e, em japonês, sua escrita é composta por dois ideogramas:  sen (guerra) e  tai (grupo). Shotaro Ishinomori idealizou e criou a segunda série do gênero, Equipe Relâmpago JAKQ (ジャッカー電撃隊 – J.A.K.Q. Dengekitai), que não foi bem aceita e nem registrou boa audiência e a Toei resolveu trabalhar com a MarvelHomem Aranha (スパイダーマン – Supaidāman)  foi lançada na TV japonesa em 1979, resultado de um acordo oficial entre a Marvel e a Toei. Apesar do licenciamento legal do personagem, o Homem Aranha japonês pouco tinha a ver com sua contra-parte ocidental. Supaidāman acompanha Takuya Yamashiro (山城 拓也Yamashiro Takuya), um piloto de motocross de 22 anos, tentando se vingar pela morte de seu pai e seu mentor, ambos mortos pela organização inter-planetária Exército da Cruz de Ferro (鉄十字団 – Tetsu Jūji Dan), liderado pelo vilão alienígena Professor Monstro.

A versão japonesa de Homem Aranha, de 1979, também ganhou adaptações para o Mangá
Homem-Aranha e Kamen Rider

A Toei seguiu lançando várias séries Sentai, praticamente uma por ano, como Esquadrão Eletrônico Denziman (Denshi Sentai Denziman, de 1980), Esquadrão Científico Dynaman (Kagaku Sentai Dynaman, de 1983) e Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman, de 1985), bastante popular no Brasil. Já na década de 1990, a Saban Entertainment adquiriu com a Toei os direitos da série Super Sentai, Esquadrão Dinossauro Zyuranger (Kyoryu Sentai Zyuranger), de 1992, com o tema dinossauros, em alta na época devido ao sucesso do filme Jurassic Park e da série Família Dinossauro. Com elenco formado por atores norte-americanos inseridos na edição, nascia a série Mighty Morphin Power Rangers, uma adaptação das séries Super Sentai para o público americano.

Esquadrão Dinossauro Zyuranger, de 1992

Fica ligado aqui no NA-NU  para a próxima parte dessa série de posts sobre o Tokusatsu, onde vamos falar um pouco sobre o Tokusatsu no Brasil e nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *