Tokusatsu Parte 5 (Final): O momento atual do Tokusatsu

Na quinta e última parte da série de posts do NA-NU sobre o Tokusatsu, vamos observar o momento atual do gênero televisivo/cinematográfico japonês.

Esta é a quinta e última parte de textos sobre o Tokusatsu, não deixe de conferir a Parte 1 sobre o Daikaijū e o início do Tokusatsu, a parte 2 sobre o Henshin Hero , a parte 3 sobre o Tokusatsu no Brasil e a parte 4, sobre o Tokusatsu nos EUA.

Começando pelo rei dos monstros, os últimos anos tem sido especialmente frutíferos para o pioneiro do Daikaijū e do Tokusatsu, Godzilla. Em 2016 a Toho lançou Shin Godzilla (シン・ゴジラGodzilla: Resurgence nos EUA e apenas Godzilla no Brasil). O filme foi roteirizado pelo cineasta e animador Hideaki Anno (庵野秀明 – Anno Hideaki), conhecido principalmente pelo seu trabalho como diretor de Neon Genesis Evangelion, série de anime que venceu o prêmio Anime Grand Prix em 1995 e 1996, e seu trabalho com a série Macross Plus. O filme propõe uma radical reinvenção de Godzilla, fazendo alusões a catástrofes recentes como o acidente nuclear ocorrido na Central Nuclear de Fukushima I, em 2011, e o tsunami de Tohoku, também de 2011. O filme foi bem recebido pela crítica e público. Particularmente, a segunda forma da evolução biológica apresentada por Godzilla no filme, nomeada de Kamata Kun, tornou-se extremamente popular na internet, gerando uma infinidade de memes e fan-arts.

Kamata Kun fan-art por Knazgle

Studio na Colab55

Poster: Shin Godzilla (シン・ゴジラGodzilla: Resurgence nos EUA e apenas Godzilla no Brasil)
“Um dia vou crescer, ficar grande e forte!” Kamata Kun fan-art por Kaijukid
“- Quem não tem polegares e tá pouco se fodendo? – Esse cara!” Meme estrelando Kamata Kun
Shin Godzilla

Em paralelo, uma série de livros e longa-metragens anime também gira em torno do rei dos monstros. A versão de Godzilla que ficou conhecida como Godzilla Earth (ゴジラ・アースGojira Āsu) apareceu pela primeira vez no livro Godzilla: Monster Apocalypse (Godzilla 怪獣黙示録Gojira Kaijū Mokushiroku), de 2017, que detalha a tomada do planeta terra pelos monstros gigantes. O livro teve uma continuação, Godzilla: Project Mechagodzilla (Godzilla プロジェクト・メカゴジラGojira Purojekuto Mekagojira), de 2018. Os romances serviram como prólogos para a série de filmes em animação produzidas em parceria pela Toho e pela Polygon Pictures, com exclusividade para a rede de streaming, Netflix. O primeiro filme, Godzilla: Planet of the Monsters (Godzilla怪獣惑星Gojira Kaijū Wakusei), foi lançado nos cinemas japoneses em 2017 e mundialmente no Netflix em janeiro de 2018. a continuação, Godzilla: City on the Edge of Battle (Godzilla決戦機動増殖都市Gojira Kessen Kidō Zōshoku Toshi) também foi lançada esse ano.

Godzilla Earth em Godzilla: Planet of the Monsters (Godzilla怪獣惑星Gojira Kaijū Wakusei)

Além disso, a série de longa-metragens americana, apelidada de monsterverse, que já inclui a produção americana de Godzilla, de 2014, e Kong: a Ilha da Caveira, acaba de ganhar um novo trailer. Godzilla II – O Rei dos Monstros deve estrear em 2019 e o trailer já revela a aparição de monstros clássicos da mitologia Daikaijū como Mothra, Rodan e o maior de seus inimigos, o tricéfalo King Ghidorah.

Já o segundo kaijū mais popular da história do Tokusatsu, a tartaruga gigante Gamera teve sua última aparição cinematográfica em 2006 no filme Gamera The Brave (小さき勇者たち-ガメラ Chiisaki Yūsha-tachi Gamera).

Em 2016 Gamera ganhou uma homenagem inusitada. No episódio The Ever-Burning Fire, da série das Tartarugas Ninja produzida pela Nickelodeon, os heróis mutantes encontram uma gigantesco jabuti monstro no espaço chamada Tokka. O jabuti mutante Tokka teve sua primeira aparição como um dos vilões no filme As tartarugas Ninja II – O segredo do Oose, de 1991. Nessa versão porém, o novo Toka é extremamente inspirado em Gamera.

Várias séries Henshin Hero seguem tendo continuidade até os dias de hoje. A Toei Co. continua lançando séries das franquias Super-Sentai e Kamen Rider, sendo as mais recentes  Doubutsu Sentai ZyuohgerKamen Rider Ghost e Kamen Rider Ex-Aid de 2016, Uchu Sentai Kyuranger e Kamen Rider Build de 2017, e Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger de 2018. A série Ultraman também segue tendo edições todo ano, sendo a mais recente Ultraman R/B, de 2018.

Nos EUA, a contraparte ocidental de Super-Sentai, a franquia Power Rangers continua no ar com sua encarnação mais recente, Power Rangers: Super Aço Ninja, e já tem previsão de continuar com a série Power Rangers: Beast Morphers em 2019. Em paralelo, um longa metragem inspirado na série original Mighty Morphin Power RangersPower Rangers – O Filme foi lançado em 2017.

Assim encerramos a quinta e última parte de textos sobre o Tokusatsu, não deixe de conferir a Parte 1 sobre o Daikaijū e o início do Tokusatsu, a parte 2 sobre o Henshin Hero , a parte 3 sobre o Tokusatsu no Brasil e a parte 4, sobre o Tokusatsu nos EUA.

Godzilla no prédio da Toho
Godzilla no prédio da Toho

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO.

One Reply to “Tokusatsu Parte 5 (Final): O momento atual do Tokusatsu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *