Streets of Rage,uma das melhores tilhas sonoras da história dos games

Escute a trilha sonora de Streets of Rage, (1991), considerada à frente de seu tempo e algumas das melhores músicas já compostas na história dos games.

Em 1991 a Sega do Japão lançou Bare Knuckle, renomeado Streets of Rage no resto do mundo. Considerado um dos melhores jogos no estilo Beat ‘em up e um dos melhores jogos lançados para o console Mega Drive (ou Sega Genesis, nos Estados Unidos), Streets of Rage ainda se destacou pela trilha sonora criada por Yuzo Koshiro. Mesmo quase trinta anos depois e mesmo considerando a limitação técnica do videogame, a trilha sonora se mostra incrível, antecipando tendências e sonoridades e explorando o potencial o som do Mega Drive em seu máximo.

Yuzo Koshiro era um entusiasta da cultura rave/clubber e resolveu usar essa estética como diferencial na trilha do jogo. As fases, chefes e estágios bônus de Streets of Rage tem como fundo tracks que misturam diversos gêneros da música eletrônica como electro, techno, hardcore, jungle, ambient, breakbeat, gabber, noise, trance e principalmente house. Koshiro compôs e produziu as faixas utilizando sintetizadores e programações compatíveis com o som do Mega Drive e utilizando linguagem de programação para som criada por ele, batizada de Music Love. O Yamaha YM2612 chip, responsável pelo som do Mega Drive, estava muito mais preparado para reproduzir o house da trilha de Streets of Rage do que simular uma guitarra elétrica, por exemplo.

Yuzo Koshiro

Studio na Colab55

A trilha sonora foi bem recebida pela crítica, chamada de à frente de seu tempo e algumas das melhores músicas já concebidas para videogames. Além de ter sido citada como influência por artistas como Ikonika, BT, Labrinth, MartynJokerDarkstar, Childish Gambino e Danger.

0:00 Fighting in the Street
4:54 Dilapidated Town
8:20 Moon Beach
13:21 Keep the Groovin’
18:05 Beatnik on the Ship
22:23 Stealthy Steps
26:10 Violent Breathing
29:04 The Last Soul
32:29 Attack of the Barbarian
35:22 The Street of Rage
37:04 Game Over
37:10 Player Select
37:37 STAGE CLEAR
37:47 ALL CLEAR(?)
37:58 You Became the Bad Guy!
40:28 Big Boss
43:09 My Little Baby (Good Ending)

Quer ouvir mais trilhas e discos na íntegra por aqui, continua no NA-NUPSTER

3 Replies to “Streets of Rage,uma das melhores tilhas sonoras da história dos games

  1. Na verdade… A trilha sonora de Streets of Rage 3 que foi tida como a “frente do seu tempo” – pela inovação nas misturas que usou para criar sons inesperados nas tracks do jogo. Tanto que muitos aclamam elas e outros não gostam (muitos nem consegue entender a música). Eu acho sensacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *