A melancolia nas composições de Shigeru Umebayashi!

A melancolia nas composições das trilhas sonoras de Shigeru Umebayashi!

Shigeru Umebayashi é um compositor japonês mundialmente conhecido por assinar as trilhas sonoras de filmes famosos, mais especificamente do diretor Wong Kar Wai, como Amor à Flor da Pele, 2046 e Um Beijo Roubado. Conhecido também como Ume, Shigeru Umebayashi começou a compor trilhas sonoras na década de 1980, após deixar a banda de rock japonesa EX, a qual ele liderava.

Ao longo de sua carreira, Shigeru Umebayashi  criou, compôs e produziu trilhas sonoras para mais de 50 filmes, sendo 30 deles só no Japão. Entre as produções japonesas, podemos destacar o filme Sorekara (And Then) produzido em 1984 que lhe rendeu vários prêmios da categoria e abriu as portas para o compositor trabalhar internacionalmente. No vídeo abaixo você pode ouvir a música tema:

Nos anos 1990 Shigeru Umebayashi continuou trilhando seu caminho entre composições e produções japonesas, expandindo os horizontes e levando seu talento à outros países e continentes, como China, Espanha e Estados Unidos.  Entre os mais famosos podemos destacar Hong Kong Paradise  (1990) de Shusuke Kaneko – diretor famoso pelos filmes do Godzilla – e Yumeji de 1991, do diretor Seijun Suzuki que retrata a vida do poeta e pintor Takehisa Yumeji. 

Studio na Colab55

Mas foi a partir dos anos 2000 que Shigeru Umebayashi começou a ser conhecido no mundo pelo público de massa, devido a parceria com o diretor Wong Kar-Wai. A primeira delas ocorreu em Amor À Flor da Pele (In The Mood For Love) com uma das trilhas sonoras mais memoráveis de Shigeru Umebayashi compondo uma das cenas mais lindas do cinema. Confira a cena extraída do filme, no vídeo abaixo:

A parceria se manteve ainda em outros dois filmes conhecidos do diretor chinês: 2046 – Segredos do Amor (2004) e Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights) de 2007. Este último conta com a cantora de Jazz norte-americana Norah Jones no papel principal e também na trilha sonora, além da atuação do ator britânico Jude Law. E você pode ouvir a trilha sonora na íntegra clicando aqui.

No vídeo abaixo você confere a música tema de 2046 – mais um sucesso fruto da união entre Shigeru Umebayashi Wong Kar-Wai – dois verdadeiros mestres do cinema! O NA-NU além de selecionar as trilhas, super indica todos os filmes aqui citados pra você assistir. Dê o play e ouça sem moderação:

Outra parceria que marcou a carreira de Shigeru Umebayashi foi a trilha sonora e produção do filme O Clã das Adagas Voadoras (2004), do diretor chinês Zhang Yimou que ganhou vários prêmios em diversas categorias em muitos festivais pelo mundo. E que se manteve em A Maldição da Flor Dourada, outro sucesso do diretor. Estes dois filmes, além da incrível trilha sonora assinada por Shigeru Umebayashi contam com uma belíssima direção de arte – ambos os filmes foram indicados e receberam diversos prêmios em vários festivais pelo mundo. Lovers é a canção final d’O Clã das Adagas Voadoras que Shigeru Umebayashi compôs para a soprano Kathleen Battle:

Entre as produções ocidentais, Shigeru Umebayashi assinou a trilha sonora de Hannibal – A Origem do Mal (Hannibal Rising), filme de 2007, com Peter Weber na direção. Além do filme Direito de Amar (A Single Man), estreia do estilista Tom Ford como diretor cinematográfico. O filme recebeu indicação ao prêmio Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora.

Ainda nos anos 2000, Shigeru Umebayashi também produziu filmes do cenário independente como Incendiário (Incendiary) de 2008, da diretora britânica Sharon Maguire – que conta com Ewan McGregor e Michelle Willians no elenco; Jet Li’s Fearless produção chinesa de Ronny YuMare nero (Dark Sea) da italiana Roberta TorreTears For Sale de Uros Stojanovic, da SérviaAbsurdistan do alemão Veit Helmer; E Train (de 2002) do diretor chinês Sun Zhou que mais uma vez extrai a genialidade musical de Shigeru Umebayashi.

Com uma extensa filmografia e um currículo de peso Shigeru Umebayashi ganhou prêmios internacionais com os filmes Days of Grace dirigido por Everardo Gout, ganhando o prêmio de Melhor Trilha Sonora da Academia Mexicana Ariel em 2012 ao lado de Nick Cave e Warren Ellis; E O Grande Mestre, do grande mestre Wong Kar-Wai (2013), ganhando em conjunto com o compositor francês Nathaniel Mechaly o Prêmio Melhor Compositor de 2014 no 8º Asian Film Awards; e o Prêmio Melhor Compositor de 2014 no 33º Prêmio Hong Kong Film.

Em 2008 Shigeru Umebayashi compôs a música para o documentário oficial das Olimpíadas de Pequim – The Everlasting Flame: Beijing 2008, ganhando mais prêmios internacionais. Desde 2010, o artista apresenta suas trilhas sonoras em concertos em festivais europeus.

Mais sobre o compositor Shigeru Umebayashi acesse o site oficial.

Quer saber mais curiosidades sobre cinema, música e arte? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *