As personas de David Bowie – Parte 5: Rainbowman, Pierrot e Button Eyes

Apresentamos aqui os principais personagens presentes na história de David Bowie. Na 5ª e última parte da série de posts, Rainbowman, Pierrot e Button Eyes.

Essa é a quarta parte dessa série de posts, veja a primeira parte sobre Major Toma segunda sobre Ziggy Stardust, a terceira sobre Halloween Jack e o mundo futurista de Hunger City e a quarta parte sobre o sinistro Duque magro e pálido

Rainbowman da banda Hype

Pouco depois do sucesso de Space Oddity, David Bowie criou em 1970, ao lado de Mick RonsonTony ViscontiJohn CambridgeMick ‘Woody’ Woodmansey e Benny Marshall a banda The Hype. A banda é creditada como uma das principais influências do glam rock dos anos 70. Já experimentando com a criação de personas, David Bowie assumiu o codinome de Rainbowman, o homem arco-íris, guitarrista e vocalista do Hype. Outros músicos da banda também assumiram personagens como GangstermanHypermanCowboymanRainbowman não é um personagem tão complexo como Major Tom, ou tão performático quanto Ziggy Stardust, mas é uma espécie de elo perdido entre os dois. Não seria a última vez que Bowie usaria um “codinome”, em seu projeto Tin Machine, que durou de 1989 a 1991, Bowie assinou como Jones, na verdade, seu verdadeiro sobrenome.

Pierrot

O Pierrot ou Palhaço Azul aparece no videoclipe de Ashes to Ashes e na capa do álbum Scary Monsters (and Super Creeps) de 1980. A fantasia foi criada por Natasha Korniloff.

Pierrot

No clipe de Ashes to Ashes vemos o Pierrot e Major Tom como alter-egos de David Bowie em um mundo psicodélico, desértico e alienígena, enquanto o artista está preso em um quarto de paredes acolchoadas, como de um manicômio.

Mais tarde, Bowie declararia sobre a personagem “Eu sou o Pierrot. Eu sou o homem comum. O que eu estou fazendo é teatro. O que você vê no palco não é algo sinistro. É puramente como um palhaço. Eu estou usando a mim mesmo como uma tela, tentando pintar a verdade do tempo.”

Capa do single de Ashes to Ashes
Capa de Scary Monsters (and Super Creeps)

Button Eyes

Button Eyes (olhos de botão) é um dos últimos personagens marcantes da carreira de David Bowie apresentado no álbum BlackstarButton Eyes usa uma venda nos olhos, com botões costurados sobre cada um. A venda nos olhes era usada, historicamente, por pessoas condenadas à execução. No vídeo oficial da música Lazarus, dirigido por Johan RenckButton Eyes aparece deitado em seu leito de morte. O vídeo termina com Bowie entrando em um guarda-roupa escuro. Nas cenas com o guarda-roupa, Bowie está vestindo um traje com listras diagonais referenciando a contracapa do álbum de relançamento de Station to Station, originalmente de 1976, de 1991.

Contracapa do álbum de relançamento de Station to Station, originalmente de 1976, de 1991

No videoclipe de Blackstar, Bowie retrata sua relação com a morte através de três personagens distintos: o introvertido, atormentado, moribundo e cego Button Eyes, o Trapaceiro Extravagante, no meio da canção, e o Homem Sacerdote segurando o livro com o símbolo “★” em relevo. O processo de filmagem foi altamente colaborativo, com Bowie fazendo muitas sugestões e enviando desenhos para Renck de ideias que ele queria incorporar.

Studio na Colab55

Button Eyes, o Trapaceiro Extravagante e o Homem Sacerdote foram as últimas personagens de Bowie e representavam os estágios de sua contemplação da morte. Bowie fora diagnosticado com câncer no fígado em 2014 e veio a falecer em 2016, pouco depois do lançamento do álbum Blackstar.

Abaixo, um excelente episódio da série para o youtube, Poliphonic (legendado em português por Jr Menezes) sobre como Bowie e Leonard Cohen encararam o tema ‘mortalidade’ em seus últimos trabalhos.

Confira também tudo que já falamos sobre esse grande ícone que é David Bowie aqui no NA-NU.

E quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *