As personas de David Bowie – Parte 1: A odisseia de Major Tom

Do astronauta Major Tom ao profeta cego do apocalipse Button Eyes, passando pelo malandro futurista Halloween Jack, o mistico de tendências fascistas, Thin White Duke, o melancólico Pierrot e sua mais importante e conhecida persona, o alienígena Ziggy Stardust. O NA-NU apresenta aqui uma lista detalhada dos principais personagens presentes nas canções, nos palcos e na história de David Bowie.

David Bowie foi e continua sendo um dos grandes artistas de nossa era. Desde sua estreia a mais de cinquenta anos, e mesmo após sua morte em 2016, Bowie continua sendo símbolo de um discurso sobre diversidade, identidade e liberdade, tão vivo nos tempos de hoje. David Bowie foi um artista de muitas artes. Sem dúvida, muito mais reconhecido como músico, Bowie também era artista plástico (já fizemos um post sobre esse trabalho do artista aqui no NA-NU), escritor e ator. Unindo a arte da música com as artes cênicas, com a criatividade de um roteirista e usando a si mesmo como um experimento visual, Bowie criou personagens em sua carreira, tão intimamente ligados à sua história quanto sua música. Fora suas atuações no cinema, as criações do artista realizaram shows, estamparam capas de álbuns, deram entrevistas e viveram vidas inteiras.

Studio na Colab55

David Bowie sempre afirmou em entrevistas que se sentiu diferente das pessoas a sua volta por toda sua vida. Sua família era marcada por uma história de transtornos mentais, como esquizofrenia e demência, assim como um histórico de suicídios. Em entrevista na ocasião de seu álbum Earthling, David afirma “É comum para mim, desde que eu era adolescente, tão à deriva, não sinto que eu faça parte do todo, com as pessoas. Eram tantos segredos horríveis sobre minha família, isso fazia com que eu me sentisse de fora de tudo”. Essa sensação de isolamento e solidão, mas também o seu ato de persistência, seriam a principal inspiração para a criação de seu primeiro personagem, Major Tom.

Em 2004, em entrevista ao programa 7:30 Report, David Bowie afirma que “Quando eu tinha entre 17 e 18 anos o que eu mais queria era escrever algo para a Broadway. Eu queria escrever um musical. Eu não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo ou de como funcionava a construção de um musical. Eu só tinha a ideia de escrever algo que fosse baseado em rock para a Broadway. Isso realmente me intrigava, eu achava que isso seria algo incrível. (…) Então eu abreviei essa ideia em conceitos para os álbuns, e criei diferentes personagens para diferentes álbuns.”

Bowie havia estreado como músico em sua primeira banda em 1962, aos 15, os Kon-rads. Em 1969, depois de passar por vários projetos e diferentes estilos, David Bowie ainda encontrava dificuldades para atingir o público. O sucesso comercial veio justamente com Space Oddity, lançado em 11 de julho, cinco dias antes do lançamento da Apollo 11Space Oddity conta a história do Major Tom, um astronauta em uma perigosa missão com destino à uma parte distante do espaço. O fim trágico da narrativa mostra o major perdendo contato com a terra e permanecendo à deriva no espaço, à um milhão de quilômetros da terra.

Major Tom sofreu forte inspiração do personagem David Bowman de 2001: Uma Odisseia no Espaço, do diretor Stanley Kubrick. Acredita-se que o nome do personagem tenha inspirado o próprio nome artístico de Bowie, nascido David Robert Jones.

Alguns fãs e biógrafos acreditam que Major Tom seja o homem das estrelas citado mais tarde na saga de Ziggy Stardust. Assim como David Bowman em 2001, que retorna à terra como um novo ser e um novo e um novo passo para a humanidade (conhecido como starbaby), Tom é profeticamente anunciado como Starman, que virá do espaço para salvar a terra.

Em 1980, Major Tom, faz uma nova aparição em Ashes to Ashes, faixa do álbum Scary Monsters (and Super Creeps). A letra diz “Das cinzas às cinzas, do funk ao funky, Nós sabemos que o Major Tom é um drogado, Estendido chapado alto no paraíso, Atingindo sua maior decadência”. A canção apresenta um novo plano para o isolamento representado por Major Tom, em um tema muito presente, a relação de Bowie com as drogas.

Em 1995, Major Tom foi citado também na canção Hallo Spaceboy do álbum Outside, em 1995. A letra fala de um Major Tom adormecido que anceia por liberdade. Fazendo um jogo de palavras com a letra original de Space Oddity. A faixa ganhou uma versão remixada pelos Pet Shop Boys.

O corpo de um astronauta que pode ou não ser Major Tom (O diretor Johan Renck se recusou a confirmar ou negar), abandonado em um planeta distante, pode ser visto no início do videoclipe de Blackstar, um dos últimos trabalhos de Bowie. Os ossos do astronauta aparecem adornados por joias, como um objeto sagrado e uma mulher com uma cauda o descobre e leva seu crânio incrustado de joias para uma cidade antiga, de outro mundo. Os ossos do astronauta flutuam em direção a um eclipse, enquanto um círculo de mulheres realiza um ritual com o crânio no centro da cidade. O crânio cravejado de joias pode ser visto também rapidamente no videoclipe de Lazarus.

Major Tom não ficou a deriva apenas nas composições de Bowie. O astronauta é citado por Peter Schilling em Major Tom (Coming Home), Major Tom por Earth Below Us, I’m a Soldier por Stefán, Mrs. Major Tom por K.I.A, Somewhere, por Tnaya Ball, Rocket por Def Leppard, Rain or Shine, por Five Star, Terrence Loves You por Lana Del Rey, e a música de Elton John, Rocket Man presume-se ser seja uma alusão a Major Tom. No Brasil, Starman ganhou uma versão em português da banda Nenhum de Nós, chamada Astronauta de Mármore. Em 2013 Space Oddity voltou a ser notícia quando o astronauta Chris Hadfield gravou o clipe para a sua versão da música à bordo da Estação Especial Internacional.

Fica ligado no NA-NU para conferir a segunda parte dessa série de posts, onde vamos falar sobre a criação mais icônica de David Bowie, Ziggy Stardust.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *