Quando Paul McCartney homenageou o líder seringueiro Chico Mendes

 

Em 1989, pouco depois do assassinato do ativista Chico Mendes, o ex-Beatle Paul McCartney homenageou o seringueiro na faixa How Many People.

Flowers in the Dirth (Flores na Sujeira) é o oitavo álbum solo de Paul McCartney, lançado em 1989. O álbum conta com a participação de David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd, assim como uma composição em parceria com Elvis Costelo, My Brave Face. O álbum foi composto e gravado pouco depois do assassinato do ativista ambientalista e seringueiro brasileiro, Chico Mendes, crime que chocou não só o Brasil, mas o mundo.  O ex-Beatle compôs a faixa How Many People (Quantas Pessoas) em homenagem a luta de Chico Mendes, e a de tantos outros que morreram pelas mãos de opressores, lutando por um mundo melhor.

Studio na Colab55

“Fiquei impressionado com a luta de Chico mendes pela Floresta Amazônica. E ele foi assassinado pela máfia local, sabe como é. Se existissem muitos, mas só alguns poucos estão dispostos a salvar o planeta. É tão absurdo, como uma coisa dessas acontece? Então eu pensei, o mínimo que eu posso fazer é mencionar isso em algum lugar, por isso dediquei a ele. Até porque qualquer um com um pouco de bom senso hoje em dia é ecologicamente correto.” Confira abaixo o depoimento completo de Paul e a canção How Many People legendados.

O vídeo faz parte do CD-ROM Chico Mendes: O Homem da Floresta, lançado em 2008 sobre a vida e legado do sindicalista e ativista político. Durante a turnê de divulgação de Flowers in the Dirt, Paul fez sua primeira apresentação em terras brasileiras, em 1990.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Lembrando que na Loja do NA-NU você encontra livros, LPs, CDs, DVDs, quadrinhos, novos e usados, além de produtos exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *