Artistas e editoras locais destacam-se no HQMIX, maior prêmio brasileiro de HQs

Autores e editoras de Curitiba se destacam entre os indicados na 30ª edição do Troféu HQMIX, maior prêmio dos quadrinhos brasileiros.

Troféu HQMIX é o considerado o Oscar nacional dos quadrinhos. Em 2018 acontece a 30ª edição da entrega do prêmio no dia 16 de setembro e autores, artistas e editores atuantes na cena local de Curitiba se destacam entre os selecionados, com o record de 18 indicações. No NA-NU sempre destacamos a história especial que Curitiba tem com os quadrinhos. A cena local independente foi tema de nossa coluna no portal Eu Amo Curitiba e é o foco da pesquisa do quadrinista, teórico e atual coordenador da Gibiteca de Curitiba, Fulvio Pacheco, publicada em parte aqui no NA-NU na coluna Quadrinhos em Curitiba.

A Historia dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba, de Fulvio Pacheco

Studio na Colab55

E a pesquisa de Fulvio concorre ao Troféu HQMIX de 2018 na categoria Livro Teórico com A Historia dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba, publicada pela editora Estronho. A Estronho também concorre na mesma categoria com As HQs dos Trapalhões, de Rafael Spaca. A exposição Traços Curitibanos 2, que teve curadoria de Fulvio Pacheco, Antonio Eder, Marcelo Marques LopesNatan De Souza Soares, e Walkir Fernandes concorre a Melhor Exposição.

As HQs dos Trapalhões, de Rafael Spaca

A obra Alho-Poró, da quadrinista Bianca Pinheiro concorre aos prêmios de Publicação Independente de AutorPublicação Independente Edição Única. Além disso Bianca concorre aos prêmios Colorista (Nacional), Desenhista (Nacional) e Roteirista (Nacional).

Alho-Poró, de Bianca Pinheiro

Três obras de um dos mais atuantes quadrinistas da cena local, José Aguiar participam do prêmio. A Infância do Brasil concorre por Edição Especial NacionalO Museu dos Horrores por Adaptação para os Quadrinhos e a peça de teatro A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti por Adaptações Para Outras Linguagens. José ainda concorre ao prêmio de Roteirista (Nacional).

A Infância do Brasil de José Aguiar
Elenco de A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti

Os autores da série O Planta (O Planta – Um Bípede entre Plantas e Os Contos do Planta) também foram indicados. Gustavo Ravaglio e Her Ming Hsu Yen na categoria Colorista (Nacional), Gustavo Ravaglio, Her Ming Hsu Yen e Magnon Almeida por Arte Finalista (Nacional) e Gustavo Ravaglio na categoria Novo Talento Roteirista.

O Planta – Um Bípede entre Plantas

Boxe, de Alexandre S. Lourenco concorre aos prêmios de Publicação Independente de AutorPublicação Independente Edição ÚnicaAlexandre S. Lourenco também concorre na categoria Roteirista (Nacional).

Boxe, de Alexandre S. Lourenco
A Samurai, capa de Má Matiazi

Entre outros destaques locais estão A Samurai: Primeira Batalha de Mylle Silva que concorre por Publicação Independente De Grupo, e a ópera rock multimídia Fliperama Mundo Cão na categoria Adaptações Para Outras Linguagens.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO. Quer ler HQs na íntegra? Tem muita coisa boa em HQ no NA-NU. Veja também o que a gente já publicou sobre o universo das HQs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *