Mostra de Cinema Negro Brasileiro acontece na Cinemateca

Mostra de Cinema Negro Brasileiro acontece na Cinemateca de Curitiba nos dias 27, 28 e 29 de julho. Vem saber mais!

Nos dias 27, 28 e 29 de julho acontece na Cinemateca de Curitiba a Mostra de Cinema Negro Brasileiro, organizado por estudantes negros de cinema e audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR).

Studio na Colab55

A mostra reúne filmes dirigidos e protagonizados por mulheres e homens negrxs e propõe a construção de novos olhares e narrativas. O evento conta com três mesas temáticas: O que é Cinema negro?; A representação da mulher negra no cinema brasileiro; e Como as representações no audiovisual influenciam o imaginário da criança negra, seguida pela mesa (R)existindo: como é ser negro e estudar cinema?.

A Mostra de Cinema Negro Brasileiro tem caráter independente, ou seja, não há nenhuma espécie de financiamento privado ou público. Por esse motivo, a equipe realizadora está contando com o apoio de professores e da comunidade em geral e organizaram uma vaquinha online para arrecadar fundos para arcar com as despesas de transporte e hospedagem para os convidados das mesas temáticas. Nesse sentido, convidam todos a colaborar na construção prática de novos olhares e narrativas.

Para saber mais sobre a Mostra de Cinema Negro Brasileiro e contribuir com o projeto clique aqui.

“A ideia surgiu quando percebemos que, nos quatro anos de graduação, nenhum dos nossos professores mencionou cineastas negros brasileiros ou cineastas do continente africano. Nós, enquanto realizadores e pesquisadores, já conhecíamos alguns realizadores negros e achamos importante provocar: “ei, diretores negros existem! Vamos olhar pra eles e para seus filmes? […] A mostra foi pensada por e para pessoas negras, pela escassez que temos de filmes que nos contemplem nas outras mostras e festivais que acontecem na cidade. Porém a presença de pessoas não negras é bem-vinda e, mais do que isso, necessária, porque discutir as questões raciais e pensar o nosso lugar e o do outro no mundo são responsabilidades de todos.” – Beatriz Gerolin, estudante, pesquisadora e realizadora em cinema e uma das organizadoras.

Abaixo você confere a lista com alguns filmes que já estão confirmados na programação:

BUP

Um tributo ao silêncio. Olá, ansiedade! Que pena que saí do útero.
Diretora: Dandara de Morais Santos.
Elenco: Dandara de Morais Santos
Classificação: 10 anos

PELE SUJA, MINHA CARNE

João toma banho após mais uma pelada com seus amigos brancos.
Diretor: Bruno Ribeiro.
Elenco: Diego Francisco, André Muniz e Fernanda Dias
Classificação: Livre

NADA

Bia, que acaba de completar 18 anos, está quase no fim do ano e as provas do vestibular estão chegando. Mesmo sendo pressionada por parte dos pais e de todo mundo na escola para decidir o que cursar, Bia não quer fazer nada.
Diretor: Gabriel Martins.
Elenco: Clara Lima, Karine Teles, Bárbara Sweet, Rejane Faria, Pabline Santana, Renato Novaes, Carlos Francisco
Classificação: Livre

RAPSÓDIA PARA O HOMEM NEGRO

Odé é um homem negro. Seu irmão, Luiz, foi espancado até a morte durante um conflito em uma ocupação em Belo Horizonte. O filme utiliza alegorias para contextualizar as relações políticas e raciais no cenário social brasileiro.
Diretor: Gabriel Martins.
Elenco: Sergio Pererê, Carlos Francisco, Rejane Faria
Classificação: 12 anos

TRAVESSIA

Utilizando uma linguagem poética, Travessia parte da busca pela memória fotográfica das famílias negras e assume uma postura crítica e afirmativa diante da quase ausência e da estigmatização da representação do negro.
Diretora: Safira Moreira.
Classificação: Livre

FANTASMAS

O fantasma da ex.
Diretor: André de Novas Oliveira.
Elenco: Gabriel Martins; Maurílio Martins e Gabriela Monteiro
Classificação: Livre

CHICO

Treze anos depois de um golpe de Estado no Brasil, crianças pobres, negras e faveladas são marcadas em seu nascimento por pressupor-se que elas irão, mais cedo ou mais tarde, entrar para o crime. Chico é mais uma dessas crianças.
Diretor: Irmãos Carvalho 2029.
Elenco: Fabrício Assis, Jeckie Brown e Lucia Talabi.
Classificação: 16 anos

DEUS

Filme curta-metragem híbrido, entre documentário e ficção, o qual aborda a força de uma mãe negra da periferia de São Paulo e sua divina influência sobre o filho.
Diretor: Vinicius Silva.
Elenco: Breno da Silva de Araujo, Ricardo Silva, Roseli Izabel da Silva.
Classificação: 14 anos

CAIXA D’ÁGUA

O documentário “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” Relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização geográfica e consciência de sua identidade racial, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.
Diretora: Everlane Moraes.
Elenco: Everlane Moraes Santos, Luisa Dandara, Gilson Marinho.
Classificação: 12 anos

BARBIE CONTRA-ATACA
Barbie ataca jovem mulher em formação, armada até os dentes com padrões absurdos de beleza e feminilidade.
Diretor: Yan Whately.
Elenco: Yara Ligério.

Abaixo você confere o trailer de A Piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva filme participante da mostra infantil que acontece no último dia do evento (29 de julho de 2018) a partir das 16h:

Mais sobre Alma no Olho – Mostra de Cinema Negro Brasileiro clique aqui.

Mais sobre Cinema? Clique aqui.

Quer saber mais sobre o que tá rolando em Curitiba? Fica ligado na nossa agenda cultural clicando aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *