Conheça a história do World Bodypainting Festival que acontece na Áustria

O World Bodypainting Festival é um festival que acontece em Klagenfurt, na Áustria e busca promover, incentivar e divulgar artes visuais, música e a cultura de pintura corporal ou bodypaintig. 

O World Bodypainting Festival busca trazer cerca de 50 artistas anualmente a fim de apresentar seus trabalhos com bodypainting, sendo eles de diversas nacionalidades. Bastante conhecido na Europa, o festival atrai cerca de 30 mil pessoas por ano que além de assistir as performances e a competição, também assistem apresentações musicais. O evento sempre acontece em julho, durante o verão europeu e tem mais de 20 anos de história.

A primeira edição aconteceu em 1998 e ao longo dos anos aconteceu em diversas outras cidades do estado de Carinthia, na Áustria até se fixar em Klagenfurt desde a edição de 2017. O evento consiste em uma semana preparatória com workshops e atrações paralelas, incentivando o estudo e o conhecimento de pintura corporal através de diversos recursos e ferramentas como o uso de escova e esponja, aerógrafo, efeitos especiais, maquiagem de beleza, penteados, incluindo teoria das cores e história.

Studio na Colab55

Todos os workshops são realizados e gerenciados pela WB Academy e também estão programados ao longo do ano em várias cidades do mundo todo. A competição acontece ao fim da semana de oficinas, durante 3 dias com apresentações e performances dos artistas participantes. As atrações paralelas ao festival contam com apresentações musicais de artistas, bandas e DJs, além de exposições e palestras com artistas visuais do ramo.

O World Bodypainting Festival é aberto ao público em geral, com classificação livre e o público tem acesso à Bodypaint City, onde se pode passear pelo festival assistindo as performances, realizando atividades livre de pintura e artes visuais, e assistindo a competição que acontece ao longo dos três dias.

No último dia do Festival acontece a premiação que conta com três categorias – Mundial, Especial e Amador, sendo divido em prêmios de pintura facial, prêmio amador, instalações, maquiagem de efeitos especiais, batalha de maquiagem e fotografia. Cada categoria tem seu prêmio e troféu exclusivo. Confere aí algumas imagens das últimas edições do Festival:

Photo by Jan Hetfleisch/Getty Images

No vídeo abaixo você confere um pouco da edição de 2016:

Mais sobre o Festival clique aqui. Ou acompanhe através do Facebook.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Quer conhecer mais artistas visuais? Clique aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe! Não esquece de acompanhar o NA-NU também pelo Facebook e seguir a gente no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *