Hixikanwe – Estamos Juntas, projeto de documentário em campanha no Benfeitoria

Hixikanwe – Estamos juntas, é um documentário sobre os sentidos da identidade de ser mulher negra na diáspora. Vem saber mais!

O que é ser mulher negra? O que é ser um corpo de mulher negra em África e na diáspora?

Gestado há quatro anos, Hixikanwe – Estamos Juntas é um documentário que nasce a partir dessa inquietação, envolvendo identidade, memória, alteridade, subjetividades. Idealizado por Débora Britto o projeto está em campanha de financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria e propõe o reencontro da diretora com as mulheres com quem conviveu e a cidade de Maputo, capital de Moçambique, onde se descobriu no mundo como uma mulher negra – a partir do olhar de outras mulheres. O trabalho de campo já começou, mas as filmagens serão realizadas em Moçambique em agosto de 2018.

Studio na Colab55

A equipe técnica do filme é formada 100% por mulheres negras e conta com Débora Britto, no Roteiro e Direção, Safira Moreira na Direção de Fotografia, Mayara Santana na assistência de Foto, Gabriela Palha no Som Direto, Mariana Reis na Produção Executiva, Marilu Mapengo na Produção Local de Moçambique, e a Taísa Ágatha e a Daniela Marreira assinando comunicação e redes sociais.

Judite, Júlia, Amélia, Madalena, Graça, Ramia. Essas são algumas das mulheres que lá, do outro lado do Atlântico, começaram a traçar essa narrativa. Débora, Safira, Mayara, Mariana, Gabriela, Magda são as que, do lado de cá, no Brasil, compõem a equipe do filme, dividindo-se entre Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

O processo é colaborativo, de coletividade, uma rede tecida a várias mãos. Mãos negras. Mãos de mulheres negras. Não à toa, Hixikanwe (que dá nome ao filme) significa “estamos juntos”, em Xi-Changana, língua materna da Região Sul de Moçambique. É ali, aliás, onde fica a organização social de mesmo nome, onde tudo começou, em 2014, também ponto de partida para a retomada das filmagens, em 2018. – Hixikanwe – Estamos Juntas

No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre o projeto e a campanha:

Você pode saber mais sobre o projeto e  apoiar clicando aqui. Acompanhe Hixikanwe – Estamos juntas também pelo Facebook ou pelo Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *