A Outra Margem: Angelo Esmanhotto apresenta música indiana com Ali Akbar Khan

A Outra Margem, programa do músico Angelo Esmanhotto que vai ao ar toda terça às 23h pela Rádio Paraná Educativa, 97,1 FM, também tá no blog do NA-NU!! Vem saber mais sobre a sonoridade de Ali Akbar Khan.

No programa de hoje musica indiana. Ali Akbar Khan nasceu no vilarejo de Shibpur em 1922, faleceu na Califórnia em 2009. Filho de Ustad Allaudin Khan músico preferido considerado o primeiro artista da corte do marajá de Madhya Pradesh e tido como um dos grandes músicos do Norte da Índia.

Studio na Colab55

Ali Akbar Khan começou a tocar um instrumento muito cedo, seu pai o ensinou a tocar vários instrumentos musicais, principalmente aulas de composição vocal. Ali Akbar Khan finalmente  optou pelo instrumento sarod. O sarod é um instrumento recente, foi desenvolvido tendo como com base o rabab do Afeganistão. Seu pai criou o modelo no início do século 20.

Ali Akbar Khan

Ali Akbar Khan  compôs alguns ragas e musica para cinema. Em 1967 abriu o Ali Akbar College of Music em San Rafael na Califórnia. Como professor e instrumentista, ajudou a popularizar a música clássica Indiana no ocidente.

No programa apresento um concerto realizado em 1981 no Ali Akbar College of Music na Califórnia.

No programa 3 ragas, apresentados e um formato mais curto. Normalmente, como reza a tradição, os músicos indianos gostam de desenvolver um Raga por mais de 1 hora.

Ali Akbar Khan – Sarod e Swapan Chaudhuri – tabla.

Musicas:

01 Raga Nat Bhairo

02- Raga Brindabani Sarang

03- Raga Suha Sughrai

Angelo Esmanhotto é músico multi-instrumentista, professor, produtor musical e pesquisador assíduo. Atua há mais de 40 anos no cenário musical curitibano, realizando estudos em história da música, música medieval e indiana, além de instrumentos.

Apresenta e produz o programa A Outra Margem na Rádio Paraná Educativa, que trouxe pro NA-NU transformando em coluna, a fim de divulgar as texturas e sonoridades diversas dos quatro cantos do mundo.

Abaixo você confere Cantigas para Ninar Hipopótamo – composições extraídas do livro homônimo, criado e desenvolvido por Angelo Esmanhotto:

O programa A Outra Margem vai ao ar toda terça-feira às 23h pela Rádio Paraná Educativa FM 97.1. Você pode ouvir online clicando aqui.

Acompanhe A Outra Margem também pelo Facebook ou através do canal de Angelo Esmanhotto no Youtube.

Toda semana Angelo Esmanhotto vai compartilhar por aqui n’A Outra Margem mais sobre artistas e texturas sonoras. Fiquem ligados!

Mais sobre os trabalhos do Angelo EsmanhottoClique aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *