O município de Alpestre (RS) inaugurou no final de 2024 sua própria Gibiteca, com acervo de 2348 títulos em quadrinhos.
A cidade de Alpestre, no estado do Rio Grande do Sul, entrou para a história dos quadrinhos nacionais por sair dali a personagem Tê Rex, série de tiras criada pelo pai e filha quadrinistas Marcel Ibaldo e Marcelli Ibaldo. As HQs da tiranossaurinha adolescente nerd colocou o nome do município de 6.500 habitantes, localizado no extremo norte do Rio Grande do Sul, no roteiro dos eventos e premiações do segmento de histórias em quadrinhos.
No final de 2024 a dupla de criadores voltou a colocar o nome do município em evidência. Junto com Edson Vargas de Mello, presidente da Associação Amigos das Histórias em Quadrinhos (AHQ), contando com apoio da Prefeitura Municipal e demais membros da associação, inauguraram uma Gibiteca Pública na cidade.
A Gibiteca fica em uma sala junto ao imóvel do Centro Cultural, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Padre Romano Dancewicz. São 2.348 obras no acervo que conta com quadrinhos nacionais, argentinos (historietas), europeus (fummettis e bandes dessinées), americanos (comics), japoneses (mangás), coreanos (manhwas), assim como material teórico sobre histórias em quadrinhos. O acervo é disponibilizado em sua integralidade para leitura e consulta no local, que está preparado para proporcionar condições de conforto ideais para a leitura e para a realização de encontros e oficinas temáticas, estando apto também para receber mostras e exposições.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO