A situação dos refugiados no Brasil é tema da HQ Diasporados

Leia na íntegra a HQ Diasporados – Uma reportagem em quadrinhos sobre refugiados e imigrantes, de Norberto Liberator Neto

Diasporados – Uma reportagem em quadrinhos sobre refugiados e imigrantes reúne relatos de imigrantes e refugiados estrangeiros residentes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A HQ foi produzida com base em entrevistas realizadas com três imigrantes, o haitiano Banel Pierre, o venezuelano Ezequiel Alemán e o sírio Wasim Aldaly. As escolhas das nacionalidades foram estratégicas e devem-se ao fato de que sírios, haitianos e venezuelanos são grupos em voga nos últimos anos devido a problemáticas locais, respectivamente guerra civil, catástrofe ambiental e crise econômica. 

Diasporados – Uma reportagem em quadrinhos sobre refugiados e imigrantes é um livro-reportagem em quadrinhos que foi produzido como trabalho de conclusão de curso de Norberto Liberator Neto, na graduação em jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob orientação do professor doutor Marcos Paulo da Silva.

Studio na Colab55

O termo Diasporados, que dá nome ao trabalho, não existe na língua portuguesa. É um neologismo criado a partir da palavra “diáspora”, derivada do grego διασπορά, cujo significado literal é “dispersão”, e na conotação atual costuma ser definida como deslocamento de um povo para fora de sua terra natal.

Você encontra mais quadrinhos pra ler na íntegra aqui em HQ no NA-NU.

E lembrando que na Loja do NA-NU você encontra quadrinhos, livros, LPs, filmes, novos e usados, além de produtos exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *