Vagabond é a premiada ficção histórica de Takehiko Inoue que retrata a vida da figura lendária do samurai Miyamoto Musashi
Vagabond (バガボンド) é uma série de mangá escrita e ilustrada por Takehiko Inoue (autor de obras como Slam Dunk, Real e Lost Odyssey), baseada no romance Musashi, de Eiji Yoshikawa, que conta a história do samurai Miyamoto Musashi (宮本武蔵 1584–1645). O mangá começou a ser serializado na revista semanal Morning em 1998. A partir de julho de 2014, os capítulos de Vagabond foram compilados em 37 volumes e lançados pela editora Kodansha.
O ano é 1600 D.C.. O Japão passa por um dos períodos mais turbulentos da história do país. O jovem Takezo, ao lado de seu fiel amigo Matahachi, deixa a vila Miyamoto para lutar na Batalha de Sekigahara. Embora sonhem com fama e glória, eles somente encontram a derrota e um caminho repleto de incertezas. Buscando força desde muito jovem, Takezo se envolve em diversas batalhas independente do perigo. Depois de conhecer o monge Takuan, Takezo passa a se chamar Musashi Miyamoto e começa uma nova vida para se tornar invencível. Assim começa a a jornada de combates sanguinolentos e desafios espirituais desse destemido espadachim, que ficou conhecido pela posteridade como o grande samurai Miyamoto Musashi.
Em 2000, Vagabond ganhou o Grande Prêmio do Festival de Artes da Mídia do Japão. No mesmo ano, ganhou o 24º Prêmio Kodansha de Mangá na categoria geral. Em 2002, recebeu o aclamado Prêmio Cultural Osamu Tezuka. No ano seguinte, Inoue foi nomeado para o Prêmio Eisner de 2003 na categoria de melhor escritor/artista.
No Brasil, foi licenciado pela editora Conrad e foram publicadas 44 edições (equivalentes aos 22 volumes originais) entre novembro de 2001 e setembro de 2006. Houve também, a publicação de Vagabond numa edição de luxo do formato original, e foram publicados 14 volumes entre setembro de 2005 e outubro de 2007. Em 2014, mais 4 volumes da edição de Luxo (15 ao 18) foram publicados pela Editora Estampa. A série finalmente volta a ser publicada no Brasil pela pela Panini, que possui o licenciamento da obra desde 2016.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO