O legado de Akira Toriyama, mestre do mangá e do anime

Akira Toriyama: Conheça a obra do mestre por trás de criações como Dr. Slump, Dragon Quest, Chrono Trigger e, principalmente, Dragon Ball.

No dia 1 de março de 2024 o mundo do mangá e do anime perdeu um de seus grandes mestres com a morte de Akira Toriyama. Aclamado artista de mangá e designer de personagens japonês, mais conhecido por ser o criador de Dragon Ball e Dr. Slump algumas das séries de mangá e anime mais icônicas e influentes da história.

O interesse de Akira Toriyama pela arte e pelo mangá surgiu desde muito jovem.

Nascido em 1955, em Nagoya, Aichi, Japão. Seu interesse por arte e mangá surgiu desde muito jovem. Akira iniciou sua carreira em 1978 com a história Wonder Island publicada na Weekly Shonen Jump, importante publicação de mangá onde também estrearam séries históricas como Cavaleiros do Zodiaco, Samurai X e Yu Yu Hakushô. Depois fez outros mangás como Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective. Toriyama ganhou reconhecimento com sua série de mangá Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, gerando 18 volumes encadernados. Dr. Slump foi uma série de comédia que apresentou o estilo artístico e o humor únicos de Toriyama. O mangá trazia às aventuras de Arale, uma menina-robô e os habitantes da Vila Pinguim. Dr. Slump veio a ser o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama. No Brasil o mangá foi publicado em 2002 pela Editora Conrad, porém não chegou ao final devido às poucas vendas.

Wonder Island de Akira Toriyama
Highlight Island de Akira Toriyama
Tomato Girl Detective de Akira Toriyama
Dr. Slump
Dr Slump na capa da revista Weekly Shonen Jump
Edição brasileira de Dr. Slump
Dr. Slump veio a ser o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama.

Mas com certeza a contribuição mais significativa de Toriyama para o mundo do mangá e do anime é, sem dúvida, a série Dragon Ball. O mangá Dragon Ball foi publicado de 1984 a 1995, teve 42 volumes e posteriormente foi adaptado para uma das séries de anime mais populares do mundo. A franquia rendeu três animes, Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super. Além de um quarto anime Dragon Ball GT, que não fora criado por Toriyama. A série Dragon Ball, e especialmente o seu protagonista Goku, tornaram-se ícones culturais. A pose “Kamehameha” e as Dragon Balls são símbolos reconhecidos em todo o mundo. O sucesso de Dragon Ball levou a inúmeras adaptações, incluindo filmes, videogames e merchandising. Dragon Ball continua sendo até hoje um fenômeno cultural com uma base de fãs dedicada.

Dragon Ball na capa da revista Weekly Shonen Jump
Dragon Ball foi publicado de 1984 a 1995
Dragon Ball uma das séries de anime mais populares do mundo.
Dragon Ball Z
Dragon Ball Super
Dragon Ball GT

Depois de completar a série Dragon Ball, Toriyama continuou a trabalhar em mangás como Cowa!Kajika, Sandland, e algumas histórias curtas, como a paródia Neko Majin Z.

Cowa!
Cowa! na capa da revista Weekly Shonen Jump
Kajika na capa da revista Weekly Shonen Jump
Kajika
Sandland
Sandland
Sandland
Neko Majin Z
Neko Majin Z

Sua habilidade de criar mundos complexos e imaginativos contribuiu para o sucesso de suas séries de mangá e anime. Toriyama também é conhecido por suas habilidades no design de personagens memoráveis e diversos. Ele colaborou como designer de personagens na série de videogames Dragon Quest, e também para o RPG Chrono Trigger para Super Nintendo e o popular jogo de luta Tobal No. 1 para PlayStation. Um de seus últimos trabalhos foi como designer de personagem para o RPG Blue Dragon, do Xbox 360, dirigido por seu amigo Hironobu Sakaguchi (aclamado ex-diretor de Final Fantasy com quem já havia trabalhado em Chrono Trigger). Blue Dragon também ganhou uma adaptação em anime.

Toriyama colaborou com o design de personagens para Dragon Quest
Capa do jogo Dragon Quest
Capa do jogo Chrono Trigger para Super Nintendo
Design de personagens para Chrono Trigger
Chrono Trigger para Super Nintendo
Capa do jogo Tobal No. 1 para PlayStation

Studio na Colab55

Capa de Blue Dragon, do Xbox 360
Blue Dragon também ganhou uma adaptação em anime.

O impacto de Toriyama na indústria de mangá e anime é imensurável. O sucesso do autor inspirou uma geração de criadores de mangá e anime em todo o mundo. Muitos artistas o citam como uma grande influência em seu trabalho, reconhecendo suas contribuições para a forma de arte. Seu legado vai além das páginas do mangá, impactando não só o entretenimento, mas também a cultura popular como um todo. As técnicas de contar histórias de Toriyama, como a introdução de transformações poderosas e batalhas épicas, tornaram-se parte integrante do gênero mangá shonen. Sua capacidade de equilibrar humor, emoção e ação intensa estabeleceu um padrão para contar histórias envolventes em mangá e anime.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *