Conheça a trajetória do multiartista curitibano Juliano Grus!

Juliano Grus é um multiartista curitibano que desenvolve diversos trabalhos na área de artes visuais, desde grafite, marcenaria, instalações, intervenções urbanas, pintura, escultura, entre muitos outros talentos. Vem conferir a trajetória deste super artista aqui no NA-NU!

Nascido em 22 de abril de 1977, Juliano Grus é um multiartista autodidata. O chamado para as artes veio da infância e a curiosidade abriu espaço para o desenvolvimento de um dom que transcende estilos e vertentes. O primeiro contato se deu em meados de 1989, quando iniciou o 5º ano em escola pública, época em que o artista conheceu a arte de rua através do envolvimento com grupos de pichadores – naquela época o pichador via mais o grafiteiro como um devir e, logo que pôde, abandou a prática constante com o pixo e fez os primeiros graffitis sem deixar de lado outros afazeres artísticos.

Studio na Colab55

Arte de Rua na Hugo Simas, Curitiba, PR.

Ainda na adolescência aprendeu a lidar com fibras, marcenaria e outros materiais, o que lhe possibilitou envolvimento com outros ramos, como a produção e cenografia para teatro, música, audiovisual e fotografia. Juliano Grus participou de diversas produções junto a Soft Cine Vídeo, Estúdio Portfólio, Zig Koch Fotografias, além de realizar vários trabalhos independentes e em parcerias, como videoclipes, filmes, passarelas de moda, estamparia e peças de teatro.

Árvore – Escultura – Cenografia do videoclipe da música Maldição do Lobisomem da banda Ovos Presley.

Entre as parcerias no meio audiovisual e as produções musicais e de videoclipes estão as bandas Fuksy Faluta, produzindo a cenografia dos shows, e mais recentemente junto a banda Ovos Presley desenvolvendo o cenário do videoclipe da música Maldição do Lobisomem. Pesquisador assíduo Juliano Grus transitou pelas cenas Punk, Grunge e Cluber na década de 1990, desenvolvendo capas de CDs, contribuindo com publicações em zines, cartazes, além de compor e participar da criação de letras de músicas para algumas bandas. Da amizade com o poeta Edson de Vulcanis, tornou público também alguns de seus poemas – trabalho que lhe rendeu destaque com menção honrosa no programa Servir com Arte, do Governo do Estado, em 2009.

Praça de Bolso do Ciclista, Curitiba, PR.

Juliano Grus também participou de projetos voltados à literatura, como Festival Litercultura e Pássaros Ruins, projeto de clipoemas, com previsão de lançamento de nova edição ainda em 2018. Do curso de Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1998, surgiu o interesse pela técnica e pela estética e despertou o interesse pela teoria e expansão do talento, fazendo o artista retomar os estudos em 2007, na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A obra Vaca Magra, escultura em fibra que consistia em uma réplica desnutrida das vacas do COW PAREDE, rendeu ao artista visibilidade no cenário artístico;  com ela invadiu o evento para criticar a falta de respeito e apoio ao artista relacionada com incidentes da ocasião. 

Em seguida o artista realizou a pintura do teto do Great Brazil Express, primeiro trem de Luxo do Brasil, em homenagem ao período imperial, quando foi construída a ferrovia Paranaguá-Curitiba. A obra realizada em parceria com Ana Valente, segue em exposição no vagão, junto com ilustrações de Jean-Baptiste Debret. Este trabalho rendeu à Juliano uma homenagem, em 2015, na Câmara dos Deputados do Paraná, com o medalhão dos 130 que fizeram os 130 anos de história da ferrovia.

O artista já realizou diversas exposições, como a Mostra Possíveis Conexões no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC 2010), além de participar de três edições da Virada Cultural, Festival de Teatro de Curitiba e outros eventos culturais na capital paranaense. Terça-feira agora, dia 23/01/2018 acontece a abertura da Exposição Paralelo Cidade, no Mezanino das Artes, em Curitiba em que o artista apresenta parte de seu trabalho. Mais informações sobre o evento clique aqui.

PARE – Intervenção Urbana
Old’s Pub, em Curitiba.
Arte em stencil no muro do Old’s Pub, Curitiba, PR.

Com a formação em artes Juliano Grus iniciou também carreira como professor e atualmente dedica-se ao grafite, a paixão de infância. Entre intervenções urbanas, lamb-lamb, stencil e free hand o artista segue manifestando seus talentos e arte sem se prender a forma ou superfície.

Praça de Bolso do Ciclista, Curitiba, PR.
Desenho em Giz
Arte em stencil na Praça de Bolso do Ciclista, Curitiba, PR.

Quer saber mais sobre o trabalho do Juliano Grus? Acompanhe ele através do Facebook.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe! Não esquece de acompanhar o NA-NU também pelo Facebook e seguir a gente no Instagram.

Mais sobre arte? Continue NA-NUZEANDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *