Afrofuturismo e representatividade na editora Kitembo

A Kitembo Edições Literárias do Futuro tem o objetivo de multiplicar as vozes negras na literatura fantástica.

A Kitembo Edições Literárias do Futuro foi criada pelos escritores Israel Neto, Anderson Lima e pelo Ilustrador Aisameque Nguenge em 2018. Pensando em uma linha editorial que pudesse, de maneira sustentável, publicar livros escritos por jovens, prioritariamente, negros e negras com foco em literatura fantástica, isto é, horror, fantasia, afrofuturismo, cyber punk, ficção cientifica, entre outros.

Antologia Afrofuturismo VOL. 2

A primeira obra lançada pela Kitembo foi a segunda edição do romance Amor Banto em Terras Brasileiras, seguida da distopia Os Planos Secretos do Regime em 2019. Essas obras para além de apresentar a editora ao universo da cultura pop, geek e do próprio movimento de literatura negra, abriu espaço para aproximação e fomento a outros escritores e escritoras.

Studio na Colab55

Em 2019 a editora lançou uma convocatória para autores autoras para a publicação da primeira antologia impressa de afrofuturismo, contando com vários escritores do Brasil, a Antologia Afrofuturismo – O Futuro é Nosso, de cara a antologia já mostrou a que venho, tento entre seus autores e autoras a participação nordestina nas pessoas de Fernando Gonzaga (BA), Alec Silva (BA) e Alisson Mateus (PI), a importante concepção visual ficou por conta de Fabricio Flor e Lucimara Penaforte, tendo ainda contos de Ana Meira e Felipe Silva, ambos de São Paulo. O Afrofuturismo é um movimento estético, artístico, cultural e político que exalta as contribuições nos campos da ciência, tecnologia, filosofia, história, costumes das populações africanas e negras no mundo. O afrofuturismo projeta a participação efetiva dos signos, simbologias, costumes, cultura das populações negras e ancestrais africanas, reafirmando o papel essencial das culturas negras para um possível futuro. Na literatura o gênero mais explorado no afrofuturismo é a ficção científica.

Ubuntu 2048, de Raphael Silva e Isdruxula

A Kitembo entende que o valor do livro também é um limitador de acessos, sendo assim todas as ações, parcerias e procura de fornecedores são pensados para garantir um livro com preço justo e acessível e de alta qualidade, garantindo o acesso de todos e todas.

Omí Ìpalolo – Águas Silenciosas, de Will Braga e Douglas S. T Reverie

Em meio a pandemia a editora conseguiu expandir sua atuação com leitores em todo o território nacional e com HQs como Os 3 Esus e o Tempo e Por Um Fio, da Antologia Afrofuturismo VOL. 2 , os relançamentos das obras Eu Conheço UZOMI e Os Planos Secretos do Regime, a primeira publicação de horror e suspense da Editora, Crianças nas Sombras, além da space ópera ANCESTRAL. Também em 2021 tivemos nosso quarto livro UBUNTU 2048, livro de Inara Régia e Raphael SIlva, vencedor do Prêmio Odisseia de Literatura Fantastica na categoria Narrativa Longa de Ficção Cientifica.

Os 3 Esús e o Tempo, de Rodrigo Cândido

Para impulsionar o projeto, produção e distribuição dos livros e representação negra na disputa do imaginário, a editora foi destaque na NIP 2021, projeto de aceleração de negócios de impacto social. O recurso e mentoria ajudaram a editora em 2021 se organizar funcionalmente e burocraticamente. A editora atualmente integra a CPL (Câmara Periférica do Livro) e Coesão Independente, coletivos de editores e editoras que trocam negócios, tecnologias e oportunidades.

Conheça a Kitembo Edições Literárias do Futuro

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *