Avatar – O Último Mestre do Ar: Uma introdução ao universo Avatar

Conheça o universo, a história e as influências do rico e incrível mundo fantástico de Avatar – O Último Mestre do Ar

A saga de Avatar foi apresentada ao mundo na série em animação Avatar – O Último Mestre do Ar (também conhecida como Avatar: A lenda de Aang), criada por Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino, lançada em 2005 pelo canal Nickelodeon. A animação teve três temporadas (Livro Um: Água, Livro Dois: Terra, Livro Três: Fogo), teve uma adaptação cinematográfica dirigida por M. Night Shyamalan, em 2010 (fracasso de crítica e muitas vezes considerado o pior filme já feito), teve 28 graphic novels publicadas, que são complementares a série animada, e rendeu diversos games para consoles, jogos online e para celular, além de jogos de tabuleiros. Em 2012, ganhou a continuação Avatar: A Lenda de Korra. Agora o universo ganha uma nova série live action no serviço de sreaming Netflix.

Momo, Aang, Katarra, Sokka e Appa, a série original Avatar – O Último Mestre do Ar (também conhecida como Avatar: A lenda de Aang), da Nickelodeon

Avatar – A Lenda de Aang: A Promessa, graphic novel publicada no Brasil pela editora Intrínseca

Avatar se passa em um mundo dividido em quatro nações, Terra, Água, Fogo e Ar. Neste universo algumas pessoas podem manipular os quatro elementos através de ates marciais conhecidas como “dominação” ou “dobras”. A cada geração nasce em uma destas nações o Avatar, único capaz de dominar os 4 elementos. O Avatar, que pode ser homem ou mulher, é um árbitro internacional cujo dever é manter a harmonia entre as quatro nações e atuar como um mediador entre seres humanos e o mundo espiritual. Quando o morre, o seu espírito é reencarnado no próximo Avatar, que será da próxima nação. Os quatro povos viviam em paz, mas o Senhor do Fogo começa uma guerra com o objetivo de dominar as outras nações. Inicialmente o domínio completo é contido pelo Avatar Roku, nascido na própria nação do Fogo. Com a morte de Roku, sabendo que o ciclo de reencarnação do Avatar demandava que ele nascesse como um Nômade do Ar, o Senhor do Fogo ordena um feroz ataque a pacifica nação, causando o completo genocídio da população. Anos depois o Avatar Aang é encontrado, preso em um iceberg em animação suspensa, pelos irmãos Sokka e Katarra, da Nação da Água. Aang, um monge de apenas 12 anos, descobre sobre a guerra, e os dois irmãos juntam-se a ele em sua jornada para se tornar um mestre dos quatro elementos e restituir a paz entre as quatro nações. O retorno de Aang atrai a atenção do Príncipe Zuko, o filho exilado do atual Senhor do Fogo, Ozai, que passa a persegui-los acompanhado de seu tio, Iroh.

Aang, interpretado por Gordon Cormier, na nova série Avatar: O Último Mestre do Ar, que estreia dia 22 de fevereiro na Netflix.

O universo de Avatar é inspirado na arte, cinema, na mitologia e nas culturas dos povos do leste asiático, com forte influência do Hinduísmo, Taoismo, Budismo e Ioga. Os estilos de luta e as “dobras” dos elementos são derivados das artes marciais chinesas, como T’ai chi ch’uan (dobra da água), Hung Gar e o Tang Lang Quan do Sul (dobra da terra), o Shaolin do Norte (dobra do fogo) e o Baguazhang (dobra do ar). As culturas das quatro nações também são muito influenciadas pelas culturas do Leste Asiático e indígenas. A Tribo da Água é baseada nos Inuit, Yupik e Esquimós, a Nação do Fogo foi baseada no Japão Imperial com influências da cultura coreana, os Nômades do Ar, nos monges tibetanos e nepaleses, no budismo e hinduísmo, já o Reino da Terra foi baseada na China Imperial com influências culturais chinesas e coreanas. Locais como a Cidade Proibida, a Grande Muralha da China e a Torre do Grou Amarelo também servem como inspiração para cenários do mundo fantástico.

Aang, ilustração de Lucas Fernandes. Camiseta com essa arte e muito mais na loja do NA-NU no Colab55

Com viés pacifista, Avatar explora de maneira sensível e profunda conceitos como a guerra, o genocídio, o totalitarismo e opressão, discriminação de gênero e empoderamento feminino, a marginalização de povos e classes, entre outras diversas questões filosóficas, sociais e espirituais.

Katarra (Kiawentiio Tarbell) e Sokka (Ian Ousley)
Paul Sun-Hyung Lee como o tio Iroh

Studio na Colab55

Avatar: O Último Mestre do Ar, estreia dia 22 de fevereiro na Netflix. A primeira temporada da série terá oito episódios e o elenco conta com Gordon Cormier (de Perdidos no Espaço) como Aang, Kiawentiio Tarbell (de Anne with an E) interpretando Katara, Ian Ousley (de 13 Reasons Why) como Sokka, Dallas Liu (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) no papel de Zuko, Elizabeth Yu (Em Algum Lugar do Queens) interpreta Azula, Paul Sun-Hyung Lee (The Mandalorian) é o tio Iroh, Ken Leung (A Hora do Rush) é o Comandante Zhao e Daniel Dae Kim (Lost) é o Senhor do Fogo Ozai.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue, NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *