Belíssima exposição Ásia: A terra, os homens e os deuses, trás mais de 200 itens, com peças de até 7 mil anos, em um diálogo espiritual sobre o tempo.
O Museu Oscar Niemeyer apresenta Ásia: A terra, os homens e os deuses, uma seleção de 200 peças provenientes de mais de 10 países asiáticos. Obras atuais harmonizam com peças de até 7 mil anos. Ídolos, deuses, objetos de uso diário e de decoração constroem um diálogo sobre o tempo, a humanidade, e a religiosidade do continente asiático.
Este acervo alinhou-se à nova linha curatorial proposta pelo conselho cultural do MON, com ênfase na arte asiática, africana e latino-americana, em consonância com os grandes museus do mundo, tornando-o distinto da tendência eurocêntrica que domina a cultura ocidental.
As peças fazem parte das mais de 3 mil obras doadas ao museu pelo embaixador Fausto Godoy reunidas por ele ao longo de sua carreira diplomática. O embaixador adquiriu esta coleção enquanto serviu em onze postos de trabalho na Ásia: Índia, China, Japão, Paquistão, Afeganistão, Vietnã, Taiwan, Iraque, Bangladesh, Cazaquistão e Myanmar. Com esta doação, o MON passa a ter em seu acervo cerca de 7 mil obras, além de uma das coleções asiáticas mais significativas do Brasil e da América do Sul.
A exposição está aberta ao público no MOM desde 2 de março de 2018. A exposição não é permanente, porém ainda não foi anunciada uma data de encerramento.
Quer ver mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO