A Outra Margem, programa do músico Angelo Esmanhotto que vai ao ar toda terça às 23h pela Rádio Paraná Educativa, 97,1 FM, também tá no blog do NA-NU!! Vem saber mais sobre a sonoridade do instrumento Rudra-Veena!
No programa de hoje apresento, além dos músicos interpretes o instrumento Rudra-Veena. O instrumento de corda mais antigo utilizado no norte da Índia. Surgiu no final da dinastia Gupta por volta dos anos 550. Representante maior do estilo Dhrupad. Com a chegada do Islamismo, trazido pelos árabes , começou a perder espaço com a criação de novas formas músicas.
A Rudra-Veena ainda é tocada em concertos apresentando o estilo Dhrupad a forma de composição mais antigo. Esta forma precisa de um instrumento musical capaz de produzir sons graves e um longo sustain. No programa apresento dois instrumentistas: Jyoti Hedge e Ustad Asad Ali Khan.
Músicas:
01- Raga Lalit – 6.00 – Jyoti Hedge.
02- Raga Poorvi – 7.22 – Jyoti Hedge.
03- Raga Shri – 43:33 – Ustad Asad Ali Khan acompanhado por Mohan Shyam Ji no Pakhawaj solo.
No vídeo abaixo você confere um pouco da sonoridade do instrumento:
Angelo Esmanhotto é músico multi-instrumentista, professor, produtor musical e pesquisador assíduo. Atua há mais de 40 anos no cenário musical curitibano, realizando estudos em história da música, música medieval e indiana, além de instrumentos.
Apresenta e produz o programa A Outra Margem na Rádio Paraná Educativa, que trouxe pro NA-NU transformando em coluna, a fim de divulgar as texturas e sonoridades diversas dos quatro cantos do mundo.
Abaixo você confere Cantigas para Ninar Hipopótamo – composições extraídas do livro homônimo, criado e desenvolvido por Angelo Esmanhotto:
O programa A Outra Margem vai ao ar toda terça-feira às 23h pela Rádio Paraná Educativa FM 97.1. Você pode ouvir online clicando aqui.
Acompanhe A Outra Margem também pelo Facebook ou através do canal de Angelo Esmanhotto no Youtube.
Toda semana Angelo Esmanhotto vai compartilhar por aqui n’A Outra Margem mais sobre artistas e texturas sonoras. Fiquem ligados!
Mais sobre os trabalhos do Angelo Esmanhotto? Clique aqui.
Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!