A essência da música folclórica colombiana na sonoridade de Gaiteros de San Jacinto!

Los Gaiteros de San Jacinto é mais uma somzeira que o Portal das Percepções indica pra você conhecer aqui no NA-NU! Vem conferir!

Los Gaiteros de San Jacinto é um grupo musical folclórico da Colômbia que explora a cúmbia tradicional na sua essência. Sua formação original era composta pelos músicos Antonio Fernández (Toño), Juan Hernández (Juancho) e Joaquin Nicolás Hernández (Nico). Em atividade desde a década de 1940 o grupo hoje conta com direção artística de Gabriel Torregrosa RomeroJuan Alberto Fernández Polo,  ou Juanchuchita, na voz principal, Manuel Antonio Garcia Caro, o Toño García, na Gaita Hembra (gaita colombiana, de origem indígena, também conhecida como gaita macho ou Kuisi), Damian Boccio Figueroa (Gaita hembra y Gaita corta), Jhon Jaider Fuentes (Gaita macho y maracas), Wilson Fontalvo Castellar (Tambor Alegre), Alberto Posada (Tambora) e Carmelo Torres Mendoza no acordeon.

Los Gaiteros de San Jacinto é o grupo mais importante da Colômbia no que diz respeito à música tradicional colombiana e a cumbia. Os membros atuais carregam em sua ancestralidade as raízes da sonoridade da música colombiana, promovendo a divulgação e a disseminação desse legado musical. A história de Los Gaiteros de San Jacinto tem início na década de 1930, quando realizaram suas primeiras apresentações sob a orientação de Manuel e Delia Zapata Olivella entre os moradores da cidade de San Jacinto, como nas famosas rodas de gaita.

A partir da década de 1950, o reconhecimento foi se expandindo através das comunidades onde se apresentavam até dominar o país. Nos anos seguintes a formação original realizou diversas apresentações ao redor do mundo em países como China, Japão, Rússia, Alemanha, França, Itália e Espanha.  Los Gaiteros de San Jacinto é um dos poucos grupos da América com raíz nos instrumentos indígenas que possui reconhecimento internacional e sucesso comercial.

Em 1968 eles ganharam a Medalha Cultural Olímpica no México e em 2007, já com a nova formação, ganharam o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Tradicional e em 2008 o prêmio Nuestra Tierra. Atualmente Los Gaiteros de San Jacinto transitam entre a capital colombiana, Bogotá, e seu lar, a cidade de San Jacinto e segue se apresentando em comunidades, Universidades, Festivais de Música, além de eventos e locais públicos, ensinando música, construindo instrumentos ou realizando performances.

Un Fuego de Sangre Pura é o primeiro álbum do grupo lançado comercialmente e internacionalmente em 2006. O álbum traz a essência da cumbia e a raíz da música tradicional colombiana com os diferentes sons de gaita  e tambores, além do canto, que remetem à cumbia tradicional da região da costa colombiana e se fundem em outros gêneros musicais da América Latina. Para ouvir o disco na íntegra clique aqui. Confere no vídeo abaixo da música Fuego de Cúmbia numa apresentação ao vivo no Chile:

Para saber mais sobre Los Gaiteros de San Jacinto acompanhe através das redes sociais:

Facebook

Youtube

Quer conhecer mais bandas e ouvir mais música? Acompanhe nossa coluna! Toda semana postamos um som novo pra você conhecer: Portal Das Percepções

Gostou desse post? Curta, comente e compartilhe! Não esquece de curtir o NA-NU no Facebook e seguir a gente no Instagram.

Lembrando que na Loja do NA-NU você encontra LPs, CDs, DVDs de filmes e música, além de livros, quadrinhos e produtos exclusivos. Confere lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *