A essência do samba na sonoridade do grupo curitibano Braseiro

Braseiro é mais uma somzeira que o Portal Das Percepções indica pra você curtir aqui no NA-NU e se permitir ouvir outras sonoridades! Vem conferir!

Braseiro é um grupo musical curitibano que toca samba em sua mais pura essência. Formado pelos músicos Jonas Lopes (Bandolim e cavaco), Luiz Ivanqui  (Violão 7 cordas), Otto Lenon (Percussão), Ricardo Salmazo (Percussão) e Otávio Augusto (Clarinete e Clarone), o Braseiro surgiu em 2013 de uma união musical um pouco mais antiga.

Studio na Colab55

O repertório do grupo tem base em pesquisa e estudos do samba em todas as suas vertentes e em diferentes tempos, priorizando o choro e o samba da velha guarda brasileira. Entre as influências na sonoridade do grupo estão Cartola, Candeia, Wilson Batista, Jacob do Bandolim, entre outros mestres.

Ascende o Samba é o primeiro álbum do grupo, lançado em 2015 e que conta com 15 faixas, sendo 11 delas composições de músicos paranaenses e 4 de compositores cariocas como Wilson Batista e Pedro Amorim. Confere aí um pouco da somzeira do grupo Braseiro:

Luciane Alves, cantora oficial do grupo, decidiu em 2017 se ausentar do grupo para se dedicar à gravidez e o grupo passou a trabalhar com cantores convidados. Após a saída definitiva de Luciane, o grupo convidou a musa Roseane Santos para assumir os vocais do grupo que inicia em 2018 uma nova fase: influenciados pela musicalidade e obra de Clementina de Jesus, indicação de Roseane e super aprovado pelo grupo, o Braseiro trabalha agora numa série de vídeos com novo repertório.

Abaixo você confere o primeiro vídeo da nova fase do grupo em uma versão regrada de Olhos de Azeviche, composição de Jaguarão, gravada por Clementina em 1979 no disco Clementina e Convidados:

Acompanhe mais sobre o grupo Braseiro através dos links abaixo:

Facebook

Youtube

Instagram

Quer conhecer mais bandas e ouvir mais música? Acompanhe nossa coluna! Toda semana postamos um som novo pra você conhecer: Portal Das Percepções

Gostou desse post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *