Arte, historia e parceria, assista ao mini-doc SERES SINGULARES

SERES SINGULARES – Criaturas, lembranças e outros habitantes da mente que sonha – Um evento que reuniu Ganço, Allan Ledo e Lucas Fernandes.

Em novembro de 2023, em função da exposição SERES SINGULARES – Criaturas, lembranças e outros habitantes, o NA-NU esteve nos espaços de trabalho dos artistas GançoAllan Ledo e Lucas Fernandes. Os 3 artistas visuais dividem uma longa história. Partindo juntos do universo dos quadrinhos, da música, do cinema, da história, dos games, das séries, da literatura e tantos outros fenômenos culturais para desenvolverem suas singulares psicodelias. Tudo isso espalhado por quase ¼ de século de conversas, amizade e experimentos visuais. A exposição reuniu trabalhos que remetem e homenageiam estes universos. Os muitos mundos da ficção e da história, assim como universo pessoal de cada artista. SERES SINGULARES – Criaturas, lembranças e outros habitantes da mente que sonha, aconteceu entre novembro de 2023 e janeiro de 2024 na Sfco 179 em Curitiba. O lançamento foi no dia 14 de dezembro de 2023, e contou com apresentação da banda Deu Jazz, com participação especial da cantora Anna Toledo e do músico Paulinho Sabbag. SERES SINGULARES ainda contou com participação dos artistas Fernanda PenhaCarlon Hardt e Juana Carvalho. Confira abaixo o mini-doc produzido por Kusum Toledo e NA-NU:

Ganço é um artista versátil e expressivo com estilo, identidade e traço únicos, que passeiam por todas as estéticas possíveis dentro das artes visuais. Ganço publica zines de quadrinhos e participa de exposições desde a adolescência. Já participou de inúmeros eventos e mostras, incluindo exposição na Framers Gallery em Londres, que reuniu diversos artistas visuais do mundo todo para celebrar a obra do autor Julio Verne.

Arte por: Ganço
Arte por: Ganço
Arte por: Ganço

Allan Ledo é professor, quadrinista, ilustrador autônomo e artista visual. Ao lado de Eder Saragiotto Rodrigues criou a série de quadrinhos Sangrando até Morrer, na qual atuou de 1999 a 2007. Entressafra, última história da dupla, foi publicada em 2015 pelo selo Café Espacial e editora Marca de Fantasia. Participou de projetos como Notas Fúnebres (HQ em litogravura, 2011) e Bocas Malditas – Curitiba e Suas Histórias de Gelar o Sangue (2014). Em 2018 Allan ilustrou o incrível livro em quadrinhos O Vazio que Nos Completa, com roteiro de Sergio Chaves. O livro ficou entre os finalistas do Prêmio Dente de Ouro 2019.

Marielle Franco, arte por: Allan Ledo
Carolina de Jesus, arte por: Allan Ledo
Cartola, arte por: Allan Ledo

Lucas Fernandes é artista visual, animador, ilustrador e experimenta com esculturas. Ao lado de Carlon HardtLucas dirigiu e produziu videoclipes como A Casa é Sua de Arnaldo AntunesPra não Esquecer de Fernanda Takai e Andy Summers (The Police) e Bola de Meia, Bola de Gude, de Milton Nascimento, além de curtas, como O Descarte e documentários, como Bayaka.

June Osborne, arte por: Lucas Fernandes
Batcha N’Bah, escultura por: Lucas Fernandes, foto: Fernanda Penha
Grogu, arte por: Lucas Fernandes

Ainda nos anos 90, GançoLucas e Allan fizeram parte do coletivo de artistas que deu origem ao projeto NA-NU. Como coletivo, o NA-NU publicou fanzines, manteve um site e participou de exposições e eventos de 1997 a 2002. Em 2014 o NA-NU retomou suas atividades como um projeto de divulgação e produção artística. Promovendo e publicando em seu site conteúdo relacionado ao universo artístico e cultura pop, sempre com destaque para a produção local, assim como participando da produção de videoclipes, animações e séries. A importância do NA-NU para a história dos quadrinhos curitibanos também foi citada com destaque nos livros A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba (2017), de Fúlvio Pacheco, e Narrativas Gráficas Curitibanas (2019), de José Aguiar. Por este trabalho, em 2022, Lucas Fernandes, representante legal do NA-NU, esteve entre os homenageados em sessão solene alusiva à passagem dos 40 anos da Gibiteca de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba, entre aqueles “que mantêm a Gibiteca forte e ativa”.

Em nossa loja na Colab 55 você encontra artes dos 3 artistas em camisetas, canecas, almofadas, bolsas e muito mais: https://www.colab55.com/@nanu

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *