Olhar sobre a Vida, o primeiro curta-metragem de George Lucas de 1965

Olhar sobre a Vida, o surrealista e político curta-metragem de 1965 de George Lucas com trilha sonora de Luiz Bonfá, Tom JobimVinícius de Moraes.

Olhar sobre a Vida (Look at Life) é o curta-metragem experimental de 1965 do então estudante da academia de cinema USC Filme School, George Lucas, produzido para o módulo de animação do curso. O primeiro filme do diretor e produtor que viria a criar a série Star Wars tinha apenas um minuto e apresenta uma sequência de fotos, contrastando o luxo e glamour hollywoodyano com os horrores da guerra e da fome, em uma tentativa de representar os conflitos culturais dos anos 60. Entre as imagens estão fotografias de Martin Luther King Jr.Nikita Khrushchev, os conflitos raciais nos EUA, a Ku Klux Klan, monges budistas e vítimas da violência da guerra. O filme não possui falas, exceto por uma voz masculina no final, com a citação bíblica “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados” – Provérbios 10:12, e as palavras escritas “Alguém gostaria de sobreviver?

A trilha sonora de Olhar sobre a Vida é um recorte da trilha do premiado filme ítalo-franco-brasileiro de 1958, Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus, composta por Luiz Bonfá e Tom JobimVinícius de Moraes e o compositor recifense Antônio Maria também tiveram músicas incluídas, mas, assim como Agostinho dos Santos, que interpretou a música-tema de Orfeu, Manhã de Carnaval, não receberam créditos. A trilha foi executada por Bola Sete no violão, Paulinho da Costa na bateria e Tião Neto na percussão e contrabaixo. O curta-metragem Olhar sobre a Vida abre com acordes da clássica A Felicidade, de Tom JobimVinícius de Moraes.

Studio na Colab55

Olhar sobre a Vida foi altamente inspirado no trabalho do cineasta canadense Arthur Lipsett. Mais tarde, Lucas afirmaria ter influências temáticas de Lipsett em trabalhos como Star Wras e American GraffitiGeorge Lucas afirma ter criado o conceito da ‘Força’ baseado no filme 21-87, de Lipsett. O número título aparece em diversas ocasiões em Star Wars. É o número da cela da princesa Leia em Star Wars Ep. IV: Uma nova Esperança e continua aparecendo até hoje, tendo inspirado o código de stormtrooper de FinnFN-2187, em Star Wars Ep. VII: O Despertar da Força.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *