Autores e editoras de Curitiba se destacam entre os indicados na 30ª edição do Troféu HQMIX, maior prêmio dos quadrinhos brasileiros.
O Troféu HQMIX é o considerado o Oscar nacional dos quadrinhos. Em 2018 acontece a 30ª edição da entrega do prêmio no dia 16 de setembro e autores, artistas e editores atuantes na cena local de Curitiba se destacam entre os selecionados, com o record de 18 indicações. No NA-NU sempre destacamos a história especial que Curitiba tem com os quadrinhos. A cena local independente foi tema de nossa coluna no portal Eu Amo Curitiba e é o foco da pesquisa do quadrinista, teórico e atual coordenador da Gibiteca de Curitiba, Fulvio Pacheco, publicada em parte aqui no NA-NU na coluna Quadrinhos em Curitiba.
E a pesquisa de Fulvio concorre ao Troféu HQMIX de 2018 na categoria Livro Teórico com A Historia dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba, publicada pela editora Estronho. A Estronho também concorre na mesma categoria com As HQs dos Trapalhões, de Rafael Spaca. A exposição Traços Curitibanos 2, que teve curadoria de Fulvio Pacheco, Antonio Eder, Marcelo Marques Lopes, Natan De Souza Soares, e Walkir Fernandes concorre a Melhor Exposição.
A obra Alho-Poró, da quadrinista Bianca Pinheiro concorre aos prêmios de Publicação Independente de Autor e Publicação Independente Edição Única. Além disso Bianca concorre aos prêmios Colorista (Nacional), Desenhista (Nacional) e Roteirista (Nacional).
Três obras de um dos mais atuantes quadrinistas da cena local, José Aguiar participam do prêmio. A Infância do Brasil concorre por Edição Especial Nacional, O Museu dos Horrores por Adaptação para os Quadrinhos e a peça de teatro A Macabra Biblioteca do Dr. Lucchetti por Adaptações Para Outras Linguagens. José ainda concorre ao prêmio de Roteirista (Nacional).
Os autores da série O Planta (O Planta – Um Bípede entre Plantas e Os Contos do Planta) também foram indicados. Gustavo Ravaglio e Her Ming Hsu Yen na categoria Colorista (Nacional), Gustavo Ravaglio, Her Ming Hsu Yen e Magnon Almeida por Arte Finalista (Nacional) e Gustavo Ravaglio na categoria Novo Talento Roteirista.
Boxe, de Alexandre S. Lourenco concorre aos prêmios de Publicação Independente de Autor e Publicação Independente Edição Única. Alexandre S. Lourenco também concorre na categoria Roteirista (Nacional).
Entre outros destaques locais estão A Samurai: Primeira Batalha de Mylle Silva que concorre por Publicação Independente De Grupo, e a ópera rock multimídia Fliperama Mundo Cão na categoria Adaptações Para Outras Linguagens.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO. Quer ler HQs na íntegra? Tem muita coisa boa em HQ no NA-NU. Veja também o que a gente já publicou sobre o universo das HQs.