Waltel Branco, a vida e trajetória no documentário Descobrindo Waltel

O mundo e a obra do grande mestre Waltel Branco, cuja história se confunde com a própria história da MPB, no documentário Descobrindo Waltel, de 2005.

Waltel Branco é um gigante na história da música curitibana, carioca (Sua infância e adolescência foram marcadas pelo estudo da música, alternadas entre as cidades de Curitiba e Rio de Janeiro), brasileira e internacional, responsável por inúmeros arranjos e instrumentações, participou como diretor musical, arranjador ou compositor de uma longa lista de trilhas sonoras para TV e Cinema e estima-se que participou de alguma maneira de aproximadamente 1000 discos históricos da música brasileira. Teve importância fundamental na formatação da bossa nova, morando em uma pensão junto com João Gilberto, com quem desempenhou longa parceria, sendo arranjador e amigo desde então. Sob as alcunhas W. Blanc, Willian Hammer, W. Blanco e Bianco Magalhães Patto participou de incontáveis registros internacionais, tendo trabalhado com nomes como Stanley Wilston, Nat King Cole e Natalie Cole. Ao lado do maestro Henry Mancini foi o responsável pelo arranjo do icônico tema da Pantera Cor-de-Rosa. Em 2004, Waltel Branco foi destacado no livro A [des]construção da Música na Cultura Paranaense de Manoel J. de Souza Neto, o que resultou em série de homenagens. Descobrindo Waltel é o premiado documentário curta-metragem de 2005 de Alessandro Gamo, onde ilustres personalidades como Ed MottaRoberto Menescal, o maestro Julio Medaglia e o próprio Waltel, ajudam a contar a vida do mestre.

Studio na Colab55

O documentário teve roteiro, produção executiva e direção de Alessandro Gamo, direção de produção e still de Alessandra Haro, direção de fotografia e câmera de Adilson Ruiz, fotografia adicional de Euclides Fantin e Rubens Eleutério. O curta ainda contou com montagem de Fernando Fonini e Fernando Severo.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *