Cumbe, HQ de Marcelo D’Salete leva o Eisner, tido como o Oscar dos quadrinhos

Cumbe, do quadrinista Marcelo D’Salete que retrata a vida de escravos no Brasil leva o prêmio Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro.

Tido como o maior prêmio da indústria dos quadrinhos, muitas vezes comparado ao Oscar, o prêmio Eisner é entregue anualmente durante a Comic Con – San Diego. O prêmio foi criado para homenagear o grande mestre do traço e da narrativa nos quadrinhos, Will Eisner. A edição de 2018 do evento ocorreu no dia 20 de julho e a obra Cumbe, do quadrinista paulistano Marcelo D’Salete, levou o prêmio na categoria melhor edição americana de material estrangeiro. Edição realizada pela Fantagraphics, lendária editora alternativa americana, responsável pela publicação de obras históricas como Love & Rockets e gigantes dos quadrinhos como Robert CrumbGuido Crepax, Daniel Clowes, Dame Darcy, Peter Bagge e Carol Tyler.

Studio na Colab55

Cumbe narra a vida de quatro personagens históricos, escravos que viveram no Brasil em período colonial. Para criar a HQ, o autor realizou extensa pesquisa sobre o tema, e se baseou em documentos e relatos reais. A pesquisa do autor, que começou em 2004 com sei interesse pelo Quilombo dos Palmares, já havia gerado outra obra, Angola Janga, de 2017. Da obra do autor também se destacam Risco, narrativa cheia de comentários sociais sobre um garoto guardador de carros que se mete em uma briga, Encruzilhada, uma coletânea de histórias centradas nos dramas da vida urbana, e Noite Luz, outra coletânea de histórias que tratam de problemas como desemprego, amor, medo e escolhas, sua estréia solo como autor de quadrinhos, publicado pela Via Lettera em 2008.

Risco, de 2014
Angola Janga, de 2017
Encruzilhada, de 2016

Cumbe foi relançada na França, Austrália, Itália, Portugal e nos EUA. O sucesso internacional da obra Cumbe, e o reconhecimento pelo maior prêmio da indústria de quadrinhos, é, não só mais um exemplo do ótimo momento que vivemos com o quadrinho autoral no Brasil, como mais um degrau alcançado na história dessa forma de arte tão rica.

Cumbe, edição nacional, pela editora Veneta
Edição em inglês, pela Fantagraphics

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO!!!!

Quer ler HQs na íntegra? Tem muita coisa boa em HQ no NA-NU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *