Conheça Crônicas de um Afroamanhã, uma coletânea que reúne diversas histórias Afrofuturistas do autor Eric Paiva
Ao voltar do trabalho uma jovem ganha asas e depois acorda numa sessão de terapia para homens grávidos. Pelas ruas de Neo Guanabara, uma jovem, deficiente auditiva, tem um embate peculiar com um mímico holográfico. Numa realidade onírica, Exu e Einstein discutem relativismo e a ave que morreu ontem com a flecha que foi atirada hoje.
Crônicas de um Afroamanhã é uma coletânea de contos que aliam o Afrofuturismo à vários aspectos da Ficção Especulativa, como a Ópera Espacial, o Solarpunk e o Realismo Fantástico. Os contos trazem velhas alegorias, valores civilizatórios africanos e metáforas que são usadas como ensaios para discutir a relação dos seres humanos com a tecnologia, a natureza e a comunidade que o cerca.
Nerd favelado e afrofuturista, Eric Paiva estudou filosofia no UERJ onde realizou seu primeiro curta-metragem etnográfico: A Máquina de Fazer Alegria, no Atelier Livre de Cinema e Antropologia e Núcleo de Antropologia e Imagem – NAI/UERJ. Estudou cinema na CUFA – Central Única das Favelas, e no Morro do Chapéu Mangueira, no curso coordenado pelo cineasta cubano Antonio Molina. Estudou direção na Escola Darcy Ribeiro. Fez parte da equipe de produção do projeto A Cor da Cultura – Fase III, do Canal Futura, contribuindo com a implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar. Foi curador da Mostra Sci-Fi Brasil: Eles Estão Entre Nós na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Foi roteirista na Conspiração Filmes + Amazon, e desde 2021, desenvolve uma série animada afrofuturista, na Didê Estúdios, como roteirista-chefe.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO