A Outra Margem: O Gayageum um instrumento tradicional Coreano

A Outra Margem, programa do músico Angelo Esmanhotto que vai ao ar toda terça às 23h pela Rádio Paraná Educativa97,1 FM, também tá no blog do NA-NU!! Vem saber mais sobre o Gayageum, um instrumento tradicional Coreano.

No programa de hoje apresento o Gayageum um instrumento tradicional Coreano. O Gayageum foi desenvolvido por volta do século 6 com base no Guzheng instrumento chinês.

Studio na Colab55

Basicamente é utilizado para interpretar o estilo Sanjo, que significa melodias esparsas. Tradicionalmente as cordas usadas eram feitas de seda.

A primeira versão tinha 6 cordas, a mais tradicional tem 12 cordas, mas existem os com 18 e 21 cordas para que possam executar musica contemporânea.

Músicas:
1 – Chimhyang-moo
2 – Kara Town – 10.20
3 – Spring – 06.43
4 – Pomegranate House 8.17
5 – Fall 06.17 – peças compostas por Byungki Hwang
6 – Musica Sanjo – 11.32

Angelo Esmanhotto é músico multi-instrumentista, professor, produtor musical e pesquisador assíduo. Atua há mais de 40 anos no cenário musical curitibano, realizando estudos em história da música, música medieval e indiana, além de instrumentos.

Apresenta e produz o programa A Outra Margem na Rádio Paraná Educativa, que trouxe pro NA-NU transformando em coluna, a fim de divulgar as texturas e sonoridades diversas dos quatro cantos do mundo.

Abaixo você confere Cantigas para Ninar Hipopótamo – composições extraídas do livro homônimo, criado e desenvolvido por Angelo Esmanhotto:

O programa A Outra Margem vai ao ar toda terça-feira às 23h pela Rádio Paraná Educativa FM 97.1. Você pode ouvir online clicando aqui.

Acompanhe A Outra Margem também pelo Facebook ou através do canal de Angelo Esmanhotto no Youtube.

Toda semana Angelo Esmanhotto vai compartilhar por aqui n’A Outra Margem mais sobre artistas e texturas sonoras. Fiquem ligados!

Mais sobre os trabalhos do Angelo EsmanhottoClique aqui.

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *