Documentário de 2003 produzido pela BBC mostra a trajetória da musicista islandesa Bjork. O começo ainda na infância, a passagem por bandas como o Sugarcubes e a explosão de sua carreira solo nos anos 90.
O documentário dirigido por Christopher Walker apresenta depoimentos de Thom Yorke, vocalista da Radiohead, o designer de moda Alexander McQueen, o cantor Elton John, o diretor Lars Von Trier (de Dançando no Escuro, protagonizado por Bjork), o ator Sean Penn, a rapper e produtora Missi Elliot, o poeta e ex também Sugarcubes, Sjón, o rapper RZA, a harpista Zeena Parkins, o cantor Beck, Graham Massey, membro da banda de jazz experimental Biting Tongues, o compositor John Tavener, o músico e teórico David Toop e a crítica musical, Joy Press. As declarações revelam detalhes da história e impressões pessoais, além de retratar o impacto do trabalho de Bjork na indústria fonográfica e na história da música popular. E claro, Inside Bjork trás também depoimentos e entrevistas com a própria artista.
Inside Bjork mostra em detalhes a história da cantora e compositora. Ainda criança, seu primeiro disco em 77, a passagem por bandas punk, o sucesso de público e crítica de seu primeiro álbum solo, Debut, o choque urbano de seu segundo álbum Post, sua passagem pelo cinema em Dançando no Escuro até o processo de composição e gravação do disco Vespertine de 2001.
Este é apenas o começo de uma das mais singulares e extraordinárias trajetórias pela música. E também apenas o primeiro de uma série de documentários que o NA-NU vai selecionar pra você sobre a Bjork. Então, se você é fã, ou quer conhecer melhor essa personagem espetacular, fica de olho por aqui.