Assista Tramas do Entardecer, considerado a obra prima de Maya Deren

Assista na íntegra o curta-metragem mudo Tramas do Entardecer (Meshes of the Afternoon) de 1943, da cineasta e teórica do cinema Maya Deren, considerado o 40º melhor filme americano de todos os tempos pela BBC.

O NA-NU já falou por aqui sobre a trajetória e a obra da grande cineasta surrealista do período do cinema mudo, Maya Deren, assim como o curta-metragem Na Terra (At Land). Agora você assiste por aqui Tramas do Entardecer (originalmente Meshes of the Afternoon). O curta-metragem é considerado um dos mais influentes da carreira de Deren e trás a fluidez característica na edição, construindo uma narrativa concisa com elementos e ambiente totalmente submergidos em lirismo e surrealismo. Utilizando a linguagem remetendo ao subconsciente, tão presente na estética surrealista, Deren tem como intenção em Tramas do Entardecer de usar imagética alucinatória para criar uma representação visual às consequências devastadoras de traumas psicológicos.

Studio na Colab55

Assista agora no NA-NUTFLIX:

Os filmes experimentais de Maya Deren influenciaram uma legião de cineastas e seu trabalho foi pioneiro com o uso criativo da edição, da escolha dos planos, do uso de sobreposições, super-exposições e outros truques de câmera. Maya abraçava, explorava e experimentava com qualquer técnica que servisse à sua visão. A BBC cita Tramas do Entardecer especificamente como o 40º melhor filme americano da história do cinema, incluindo obras cinematográficas de qualquer tipo.

A trilha original é inexistente, porém a versão apresentada aqui contém a versão composta pela musicista Seaming, encomendada pela organização Birds’ Eye View (BEV). BEV tem como foco a igualdade de gênero no cinema e a mais de quinze anos destaca e celebra mulheres importantes para a história do cinema, assim como criando programas de apoio e treinamento para mulheres interessadas em trabalhar ou se expressar através da arte do cinema.

Maya Deren (1917-1961) era coreógrafa, dançarina, poeta, escritora e fotógrafa, mas é o seu trabalho como cineasta e teórica do cinema que se tornaria extremamente influente e relevante. Deren defendia o corpo e a mente como equipamento fundamental do produtor de cinema e a criatividade e inventividade do cinema amador.

NA-NUTFLIX – Filmes completos pra você assistir no blog do NA-NU!

Animação: Tramas do Entardecer (Meshes of the Afternoon)

Ano: 1943

Direção: Maya Deren

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *