Ilustrações, instalações, intervenções em tecido e corações anatômicos na arte de Lena Muniz! Vem conhecer mais sobre o trabalho incrível dessa artista maravilhosa!
Desenho, logo existo – Lena Muniz
Esta é a frase que define, mas não limita a artista Lena Muniz. Ilustradora e designer gráfica, entre outros talentos, Lena arrasa quando o assunto é arte. Nascida em Joinville, Santa Catarina, cresceu em Floripa e escolheu a capital paranaense para ser seu porto seguro e atelier de inspiração. Sua trajetória inclui experiências em moda e craftativismo, além de pesquisas sobre práticas artísticas em bordado e tecido, e a produção de objetos poéticos em cerâmica como os lindos e apaixonantes corações anatômicos.
Formada em Moda e Comunicação, Lena é especialista em Poéticas Visuais pela EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná). Trabalha com cerâmica, tecidos, aquarelas, pintura e bordado. Participou de algumas exposições coletivas e individuais, entre 2012 e 2014, em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em 2015 realizou suas primeiras exposições individuais, em espaço oficial, com experiências artísticas em estruturas tridimensionais em tecido, entre elas, “In)tensão” no Sesc Colombo.
“Ni una a menos” – Bico de pena e nanquim sobre papel canson 180
Em 2016 realizou uma exposição em Joinville/SC, sua cidade natal, na Galeria El Clandestino apresentando o trabalho “Experiência acumulada em nós” com curadoria de Sarah Pinnow, entre os meses de março e abril. No mesmo ano coordenou a residência “Redes em suspensão” selecionada para o Memorial Meyer Filho em Florianópolis, ao lado de Carol Marim; participou da Mosq (Mostra de Arte de Florianópolis) pela Faferia Dna de Arte; e foi selecionada para o projeto “Novas Poéticas” da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Exposição “Experiência acumulada em nós” na Galeria El Clandestino, Abril/2016, Joinville, Santa Catarina.
O coração anatômico surgiu em 2008 com os primeiros desenhos e colagens usando o órgão humano como inspiração e como desejo de representar o afeto ausente nas relações atuais. O trabalho em cerâmica surge a partir desta experiência com desenho e a vontade de dar tridimensionalidade a ele.
Atualmente Lena ministra cursos e workshops de práticas artísticas em bordado e comercializa parte de seu trabalho em eventos de moda e design autoral em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. O próximo evento em Curitiba é em junho, dias 3 e 4 no Manoo.
Ilustração feita especialmente para o NA-NU ♥ – nanquim em papel canson. (em 17/04/2016)
Quadro “Ni una a menos”, bico de pena e nanquim em papel canson 180.
“Volto logo”, de 2013, aquarela bordada.
Quer saber mais sobre a Lena e seus trabalhos? Acompanha ela nas redes sociais 🙂
Contato: lenadiz@hotmail.com // lenadisse@gmail.com
Mais sobre arte? Continue NA-NUZEANDO!
Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!