21/01, abertura da exposição Retratos Relatos, de Panmela Castro

21/01 a 28/03, no Sesc Centro, Retratos Relatos. Exposição com o objetivo de contribuir com o debate sobre a violência contra as mulheres

Dia 21/01 (terça), às 18h, acontece a abertura de exposição Retratos Relatos, no Sesc Centro em Curitiba. Com o objetivo de sensibilizar o público e contribuir com o debate sobre a violência contra as mulheres por meio da arte, o Sesc Centro apresenta a exposição Retratos Relatos – subvertendo a dor, da artista visual Panmela Castro. Em cartaz até 28 de março, a mostra apresenta pinturas ao lado de histórias de superação de 10 mulheres, de diversos locais do Brasil.

Daya Gomes, por Panmela Castro

O projeto Retratos Relatos começou ainda em 2019, a partir de mensagens e depoimentos que a artista recebia de dezenas de mulheres de todo o Brasil. Eram relatos sobre situações de violência diversas, mas principalmente histórias de superação. Na exposição desenvolvida a partir de uma residência no Sesc Santa Rita, localizado no centro histórico de Paraty, estão disponíveis histórias como a de Marta Leiro, mãe, moradora do Calafate, região da periferia de Salvador (BA), que conta que viveu um relacionamento abusivo longo. Hoje, livre da violência e da dependência emocional, Marta conta sua história como uma forma de informar e acolher outras mulheres que passam pelos mesmos problemas e dificuldades.

Studio na Colab55

Em Retratos Relatos, dez mulheres de diferentes territórios do Brasil se encontraram com a artista Panmela Castro, artista visual dedicada à promoção dos direitos humanos, principalmente à equidade de gênero, para compartilhar suas histórias e denunciar a violência doméstica no Brasil. Como protagonistas de suas histórias, suas vivências vão além do individual e da própria dor, elas transbordam e subvertem essa dor, abrindo espaço para outros significados e inspirações.

Cada pintura e relato também representa dez temas importantes para se compreender como a violência doméstica se forma em nossa sociedade. História das mulheres, construção de gênero, machismo estrutural, cinco tipos de violências (psicológica, moral, física, sexual e patrimonial), Lei Maria da Penha e Ligue 180 são as temáticas escolhidas para formar a exposição.

Mais informações: bit.ly/retratosrelatos . O Sesc Centro fica na Rua José Loureiro, 578

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *