Quadrinhos em Curitiba: 1993: A História de Curitiba em Quadrinhos

Quadrinhos em Curitiba é uma pesquisa de Fulvio Pacheco
Em 1993 a cidade comemorou seus 300 anos. As atividades comemorativas desta data procuravam instaurar um processo cultural configurado no lema “Comemorar, conhecer !”. Essa preocupação com a retomada dos caminhos da memória foi o fio condutor destes trabalhos. Assim norteada, a Prefeitura de Curitiba lança a revista História de Curitiba em Quadrinhos, desenhada por Cláudio Seto e escrita por Cassiana Carollo.
Nesta publicação é quadrinizada a história local desde a primeira aparição dos bandeirantes, com Baltazar Carrasco dos Reis, a busca do ouro e a mineração, de onde surgiu o primeiro povoamento em idos de 1630, passando pela fundação da cidade até a proclamação da República. O cacique Tindiquera é o personagem que narra os fatos. Ele foi desenhado com uma ampulheta na mão, dando a entender que se trata de um personagem fictício e atemporal, pois presencia fatos muito distante cronologicamente um do outro.

Studio na Colab55

Essa revista foi de grande incentivo teve como grande finalidade o conhecimento da história local, sendo distribuída gratuitamente em escolas e outras repartições públicas.

O seu editorial ressalta que o conhecimento pode vir através das histórias em quadrinhos, por se tratar de um veículo que desperta o interesse das crianças, mesmo se tratando de um material exclusivamente didático e sem a característica de aventura geralmente explorada nos quadrinhos.

A revista foi desenhada com bico de pena, totalmente em preto e branco, e, segundo o seu editorial, a intenção é que as crianças as pintem.

E se quiser mais ainda sobre quadrinhos, confere aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *