Leia o segundo capítulo de Subversivos: Companheiro Germano

Subversivos: Leia a segunda história da série de HQs de André Diniz sobre a ditadura militar, publicada no ano 2000: Companheiro Germano

Subversivos é uma histórica série de quadrinhos criada pelo quadrinista André Diniz que retrata os horrores, a repressão e a resistência durante os anos de ditadura militar no Brasil. Mais especificamente o período no qual o governo do General Costa e Silva decretou o o Ato Institucional nº 5, mais conhecido como AI5, pelo qual todos os cidadãos perderam seus direitos e o estado de opressão, vigilância, violência e tortura se tornou absoluto. O que ficou conhecido como “anos de chumbo”. E com isso também se intensificaram as ações dos grupos de resistência.

Studio na Colab55

A primeira história (que você lê aqui), foi lançada de forma independente em 1999. Subversivos – Companheiro Germano, foi lançada no ano 2000 e conta com roteiro de André Diniz, desenhos de Laudo Ferreira Jr, arte-final de Omar Viñole e revisão de Adelina Fernandes .

Subversivos é também histórico por marcar o início do projeto 9ª Arte. Selo de quadrinhos brasileiro que foi pioneiro na publicação de quadrinhos online e lançou grandes obras como Fawcett (2000), com arte de Flavio Colin, baseado em Percy Fawcett – obra que recebeu o o Troféu HQ Mix de “melhor graphic novel nacional”, e o Prêmio Angelo Agostini na categoria “melhor lançamento”, 31 de Fevereiro (2001), A Classe Média Agradece (2003), o Jornal Informal (publicado entre 2002 e 2004) – que em 2003 levou o Troféu HQ Mix de “melhor fanzine”,  e claro, a série Subversivos. A Editora 9ª Arte ainda ganhou o Troféu HQ Mix na categoria “melhor website de quadrinhos” de 2002 a 2006 e na categoria “editora do ano” em 2003, dividindo o prêmio com a Panini Comics. Pela 9ª Arte também já publicaram artistas como Antônio Eder, DW Ribatski, Allan Ledo, Fulvio Pacheco, Daniel Souza GomesJosé Aguiar e Adilson Orikassa.

E quer mais quadrinhos? Aqui no NA-NU você encontra histórias completas de artistas como o Ganço, Eder S. Rodrigues, Allan Ledo, Ariel da Cunha, Bruna Mascarenhas, Jota Mado, DW, Laerte, Alexandre de MaioJulia Zanolli entre outros.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *