Conheça três quadrinhos brasileiros sobre a ditadura militar

O NA-NU recomenda três obras do quadrinho brasileiro que abordam a temática ditadura militar, a série Subversivos, Ditadura No Ar e Forca

Conheça três obras do quadrinho independente brasileiro que usaram os horrores da ditadura militar como tema. A primeira obra que o NA-NU recomenda é a série Subversivos, de André Diniz. Também foi a primeira publicação de sua editora, Nona Arte.

A HQ Subversivos foi a primeira publicação do autor, lançada em 1999. A hq acompanha uma personagem que se vê envolvida com a luta armada contra a repressão da ditadura nos anos 70. Para a criação da historia, o autor realizou uma pesquisa intensa. A bibliografia usada para recriar os anos de horror conta com mais de vinte livros, seis revistas publicadas na época e três documentários. Em 2000 a editora Nona Arte lançou a continuação Subversivos – Companheiro Germano, com desenhos de Laudo Ferreira Jr e roteiro de André. Em 2001 foi lançada a terceira parte Subversivos – A Farsa, com roteiro mais uma vez de André Diniz e desenhos de Marcos Paz. Mais tarde, pelo site da Nona Arte e em coletâneas de quadrinhos, Diniz lançou diversas hqs da série com desenhos de Antônio Eder, Carlos Fonseca, José Aguiar, Fernando da Costa e Juan Romera. Você pode ler as algumas das histórias completas aqui: SubversivosSubversivos – Companheiro Germano, Subversivos – A Farsa, O Pacto, A Travessia, O inocente, O Traidor, Bigode e Costeleta, Eternamente Guirrilha, A Emboscada, Ato 5,  Argentina, e O Dia da Caça.

A segunda indicação é Ditadura no Ar – Coração Selvagem, de Raphael Fernandes e Rafael Vasconsellos. A história foi inicialmente lançada independentemente como uma mini-série em quatro edições em 2011. A HQ foi relançada em 2016 em um livro com a história completa pela editora Draco. A HQ trás uma história de mistério no estilo noir (daí o trocadilho “noir” / “No Ar”) tendo como cenário os anos de ditadura. A obra também contou com extensa pesquisa histórica. A minissérie ganhou o Troféu HQ Mix de 2016 na categoria “melhor minissérie” (prêmio dividido com a minissérie Pátria Armada). O excelente canal Meteoro Brasil fez uma análise detalhada da obra que o NA-NU recomenda que você assista.

Studio na Colab55

Por fim, indicamos a publicação independente Forca, do quadrinista Pablito Aguiar, autor de obras como Alvorada em Quadrinhos e Lar. Ao contrário das duas outras obras citadas nesse post sobre a ditadura, construídas com base em uma estrutura narrativa mais tradicional, Forca é um grito poético-visual sobre a árdua luta pela democracia, vencida apenas com muito sacrifício. Forca tem um formato diferente, cada quadrinho uma página dupla, utilizando a brincadeira da forca como metáfora para a sofrida construção de uma democracia, que depois de tanta luta e sangue, ainda parece não ter fim. Você pode conhecer mais do trabalho do quadrinista em seu site oficial, que também é autor de livros infantis como Ana Bela, já teve seu trabalho em quadrinhos publicado em jornais da sua cidade e sua série de ilustrações Recortes no Metrô já foi exposta na Galeria Mário Quintana em Porto Alegre.

Quer arte, cultura e entretenimento? Cointinue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *