Autismo e paternidade em Relatos Relatos Azuis, HQ de Fulvio Pacheco

Quadrinho autobiográfico de Fulvio Pacheco, Relatos Azuis, publicado pela editora Ursereia, trás um belo e informativo relato sobre paternidade e autismo.

Durante os tratamentos de seu filho, Murilo, Fulvio se descobre também autista. Relatos Azuis trás em um texto extremamente honesto e auto-biográfico, o testemunho do autor sobre sua experiência com o autismo. Utilizando sua própria experiência e compartilhando suas descobertas ao longo dessa caminhada, Fulvio apresenta informações extremamente relevantes sobre o autismo, desmistificando a questão de maneira leve e interessante. Fulvio cita, por exemplos, grandes nomes da história e da cultura popular portadores de autismo como Lewis Carroll, autor da série de livros Alice no País das Maravilhas, Satoshi Tajiri, criador da série de jogos Pokemon, os atores Keanu Reeves e Daryl Hannah e os diretores Tim Burton e Stanley Kubrick.

Relatos Azuis foi publicada em 2016 pela editora Ursereia, foi produzido pela UPPA – União de Pais Pelo Autismo, tem roteiro de Fulvio Pacheco, Sandra Sikora e Adriana Czelusniak, desenhos de Fulvio e cores de Amanda Barros e Fulvio Pacheco. O projeto gráfico é de Amanda Barros e a editoração é de Ariel Dacunha. A revisão ficou por conta de Victor Alvin. O projeto ainda contou com o apoio da Fábrica de Artes e Vimo – Vídeo foto.

Studio na Colab55

Por aqui já falamos bastante do trabalho de Fulvio, artista e pesquisador, coordenador da Gibiteca, autor de obras como A Loira Fantasma de Curitiba e do livro A História dos Quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba (Editora Estronho), parceiro do NA-NU que nos presenteou com a belíssima coluna Quadrinhos em Curitiba. Também já falamos por aqui do trabalho da Ursereia, editora responsável por publicações como Cassandra & The Flaming PuppiesSativum – Crônicas do Farejador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *