O Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica volta ao Teatro do Paiol com o recital-gravação do documentário Música Inesperada
Studium Musicae – Ateliê de Música Histórica retorna ao Paiol, após três décadas, desta vez para o recital-gravação do documentário Música Inesperada. Os concertos agora acontecerão nos dias 31 de julho e 1º de agosto.
O Conjunto Renascentista de Curitiba nasceu em 1981 por iniciativa da gambista Eunice Brandão (1960-2001) com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, do maestro Roberto de Regina e da cravista Ingrid Serafim. No segundo semestre de 1983 passa a se chamar Studium Musicae e no ano seguinte grava o LP As Cruzadas, o primeiro dedicado integralmente a música medieval em todo país. O grupo coordena festivais de música organizados em Curitiba. Em 1987 o grupo faz sua primeira parada, retornando em 1990 com nova formação, que perdura até 1994, quando realizam uma turnê pelos Países Baixos, que gerou o álbum Holland Tour, gravado ao vivo em uma igreja em Thesinge. O grupo ressurge em 2022 com o álbum triplo Tríptico, produzido por Alvaro Collaço, que traz a música dos dois grupos, recupera os dois discos lançados e gravações inéditas, a maioria exatamente no Teatro do Paiol. Em abril de 22 o grupo decidiu retornar às atividades com novos músicos. Atualmente, três músicos são da primeira formação: Flávio Stein, Norberto Pavelec e Plínio Silva. O violista Júlio Cesar Coelho é, com Plínio, da formação dos anos 90. Ao grupo se uniram em 2022 as cantoras Daniele Oliveira e Márcia Kaiser e o percussionista Fábio Mazzon. Mais recentemente, o violista Mateus Sokolowski.
As apresentações acontecem nos duas 31 de julho e 1º de agosto, as 20h no Teatro do Paiol (R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho, Curitiba). A entrada é Gratuita.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO