Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem está de volta!

Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem espetáculo do Grupo Arte da Comédia, retorna à Praça Santos Andrade nestes dias 10 e 11 de Maio, quinta e sexta, com apresentações às 17h abrindo a nova temporada 2018. 

Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem é um espetáculo curitibano de teatro de rua do Grupo Arte da Comédia. Sob direção do renomado diretor Roberto Innocente, que traz suas referências e raízes na comédia dell’arte, o espetáculo é apresentado na rua, aproximando o público da arte, da cultura e do teatro. Em mais uma temporada, com muito humor e interpretação excelente de artistas talentosíssimos, esse belíssimo espetáculo propõe uma visão fantástica de Brasil e sua história.

Studio na Colab55

As apresentações de Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem ocorrem nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de maio, na Praça Santos Andrade, em frente à escadaria do prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A entrada é grátis gente, é teatro na rua, é arte bem pertinho de você, pra você ver, rir, se emocionar, viver e guardar na memória uma experiência riquíssima.

SinopseNum lugar perdido deste país moram Dona Josefina e as duas filhas que lhe restaram, Amarinda e Miranda. A primeira, muito objetiva e ambiciosa; a segunda, sonhadora e apaixonada. Um dia, chega a este lugar o Coronel Vicente Capador acompanhado de seu servo, Saci. Eles viajam em direção ao Porto de Santos, onde Capador pretende vender uma preciosidade que roubou da Floresta Amazônica: o último índio do Brasil. Também chegam a este lugar, Biro-Biro, malandro do Rio de Janeiro, perseguido pela polícia; e Rosendo, sujeito simples, do Nordeste, que deseja retornar à terra natal depois de anos de trabalho em São Paulo. Ao perceber que estão perdidos num lugar longínquo deste país, obrigados a esperar o próximo ônibus – que só passará dentro de uma semana – resta aos forasteiros aceitar a hospedagem oferecida por Dona Josefina. Assim, as filhas de Josefina ficam satisfeitas, uma pela possibilidade de lucrar e a outra, pela esperança de encontrar um grande amor. Capador encontra em Amarinda uma aliada no seu plano de vender o índio e talvez vender também a bela mulata Miranda, como produto de exportação tipicamente brasileiro. Saci, Rosendo e Biro-Biro se unem para tentar impedir os propósitos dos vilões. Mas quem realmente consegue encontrar a solução para salvar o Índio e Miranda é Dona Josefina. É por meio das relações entre personagens-tipos da formação da cultura brasileira, como malandros, coronéis, mulatas, mães, servos, patrões e empregados que se estrutura a metáfora social de nossa realidade abordada neste espetáculo pela Commedia dell’Arte.

O Grupo Arte da Comédia iniciou sua trajetória em 2005 a partir de um projeto de pesquisa voltado ao teatro popular, a comédia dell’Arte italiana e a história sócio-política, econômica, cultural e artística do Brasil. Idealizado, dirigido e desenvolvido pelo diretor italiano Roberto Innocente Grupo Arte da Comédia traz um belíssimo trabalho com várias produções teatrais como As Calcinhas da Flor, Mirandolina, Herético Professor Matemático, Galileo Galilei, As Espertezas de Arlequim, A História de Todas as Histórias, Chega o Povo do Brasil, A Loucura de Isabela entre muitos outros.

Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem é o segundo espetáculo de rua do grupo, apresentado pela primeira vez em julho de 2007. Desde então, o grupo já apresentou o espetáculo diversas vezes na Praça Santos Andrade, além de teatros e espaços culturais da capital curitibana. Também viajaram pelo Brasil, se apresentando pelo interior dos estados de São Paulo e Paraná. Aconteceu no Brasil Enquanto o Ônibus Não Vem é um dos espetáculos mais premiados do teatro paranaense recebendo o Troféu Gralha Azul em todas as categorias (texto, direção, interpretação, adereços e prêmio especial do Consulado Grego).

Ficha Técnica:
Autor e Diretor: Roberto Innocente
Elenco: Duilio De Pol, Douglas Kodi, Marcelo Felczak, Joseane Berenda, Rana Moscheta, Douglas Borba e Bruna Carvalho
Figurino: O GRUPO
Cenário e Máscaras: Roberto Innocente
Direção Musical: Paulo Chierentin

No vídeo abaixo você confere um pedacinho do espetáculo:

Mais sobre o Grupo Arte da Comédia acompanhe através dos links abaixo:

Site Oficial

Facebook

Mais sobre Teatro? Clique aqui.

Mais curiosidades sobre arte e cultura? Continue NA-NUZEANDO!

Quer saber mais sobre o que tá rolando de bom? Clique aqui.

Fica ligado na Agenda Cultural NA-NU!

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *