O traço, o humor e a abstração da forma nos quadrinhos de Izidro Santos

Conheça o traço retorcido e hilário do quadrinista, ilustrador e cartunista Izidro Santos, selecionado e premiado em importantes festivais como Salão Caragoler na Espanha, Salão Carioca de Humor e no Salão de Humor de Volta Redonda.

Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Izidro Santos desenha desde a infância. Em 1998, iniciou a carreira profissional como ilustrador para Jornais, Livros e Web desenhando para publicações como o Correio do Norte de Rondônia, Folha de Itaquera, Jornal Hoshi realizando charges e tiras diárias, também como ilustrador e animador da Voxcards, UOL e Luxmundi. Izidro foi selecionado e premiado em importantes festivais como Salão Caragoler (Espanha), Salão de Humor de Paraguassu, Salão Carioca de Humor e no Salão de Humor de Volta Redonda. Em 2015, lançou seu primeiro livro, Minha Amiga Pi reunindo tirinhas que o Izidro fez inspirado em sua cadelinha Pi.

Studio na Colab55

Minha Amiga Pi
Freakazoid
Coragem O Cão Covarde
Cuphead

O traço de explora a distorção e abstração da forma, dialogando com o volume e a planificação, em uma linguagem que remete ao cubismo, em nome da expressão, do exagero e do humor. Seus quadrinhos, ilustrações, charges e tirinhas são embalados em uma forte e inconfundível identidade de traço, que mesmo assim, não limita a versatilidade do artista.

Oscar Niemeyer
Wando
Raul Seixas
Clarice Lispector
Alfred Hitchcock
Laurel and Hardy / O Gordo e o Magro
Mussum
Pelé
Dexter
Carlos Drummond de Andrade
Amy Winehouse
Ramones

Além de Minha Amiga Pi, Izidro participou de publicações como a coletânea Cidade Sorriso dos Mortos Vivos e realizou séries de tirinhas como Fada Banguela. Atualmente Izidro tem publicados tiras em sua página no Instagram, protagonizadas por seu personagem/alter-ego Cuêio Sujo, um coelho bastante humano, que personifica medos e frustrações nas relações sociais e políticas bastante presentes na sociedade presente.

Você pode acompanhar o trabalho de Izidro por sua página no Instagram onde você encontra também artes originais à venda e também pelo seu blog izidroilustrador.blogspot.com.br E no NA-NU você também encontra HQs completas pra você ler em HQ no NA-NUalém de muito mais conteúdo de quadrinhos aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *