Conheça a incrível trajetória do grande artista visual Foca Cruz

Conheça o impressionante trabalho do artista visual Foca Cruz. Lembrando que quarta, dia 18 de julho, tem evento em prol do Foca no Dizzy.

Por aqui no NA-NU ja falamos sobre o evento que acontece essa quarta feira, 18 de Julho, as 20h, a cantora Jamy Savtchen recebe no palco do Dizzy todos os músicos, poetas, malabaristas, artistas ou loucos, dispostos a ajudar o legendário artista visual local Foca Cruz, atualmente internado no Hostpial Erasto Gartner. Vamos agora conhecer melhor a trajetória e a arte desse histórico artista visual local.

Miles Davis
David Bowie

Studio na Colab55

Desenhista autodidata, teve principal influência artística de ilustradores e quadrinistas europeus e argentinos de onde se iniciou pela técnica de bico de pena e dry-brush. Começou sua carreira artística em 1981 ao participar do Salão Paranaense e do movimento Moto-Contínuo e Bicicleta junto com vários artistas plásticos e gráficos de Curitiba. Participou de salões e mostras que se inscreveu e foi premiado no Salão de Novos 1982, nas 38º, 39º, 40º e 42º edições do Salão Paranaense, 2ºJovem Arte Sul – América entre outros. Participou de coletivas em salas da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundação Cultural de Curitiba e também de mostras promovidas por estas instituições em outros estados e no exterior (EUA, Polônia, Tchecoslováquia, Bélgica e Austrália) entre 1986 a 1989. Entre 1988 a 1998 atuou como ilustrador free-lance para diversos jornais e publicações de Curitiba e também na Folha de São Paulo (SP). Como cenógrafo criou e produziu dezenas de cenários para vídeos e filmes comerciais entre 1988 e 2008, paralelamente no teatro criou dezenas de cenários e cartazes para produções de Curitiba. Foi diretor de arte da TV Educativa do Paraná de 2004 a 2009.

Atuou como diretor de arte, ilustrador e cenógrafo em agências e estúdios como Radar Cine-Video, Audisom Cine VídeoBureau de Vez, também em TVs como, Rede CNTTV Bamerindus e TV Educativa do Paraná e publicações como a Folha de São Paulo. Foi premiado com medalha de bronze no Prêmio Colunistas de Propaganda 1996 e ouro no Prêmio Profissionais do Ano (nacional) da Rede Globo com curta metragem de animação em 1997, foi premiado também o Sillicon Graphics Awards. (EUA) com criação e direção de animação por computador sobre Leonardo Da Vinci em 1998.

Lembrando que nessa quarta feira, 18 de Julho, as 20h, a cantora Jamy Savtchen recebe no palco do Dizzy todos os músicos, poetas, malabaristas, artistas ou loucos, dispostos a ajudar o legendário artista visual local Foca Cruz, atualmente internado no Hostpial Erasto Gartner. Os ingressos custam 25 reais e toda a renda será revertida para Foca. O evento também contará com exposição e feira de artes do Foca Cruz.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *