Projeto Maracá oferece oficinas gratuitas em Campo Largo

Projeto Maracá oferece oficinas gratuitas onde alunos da Rede Pública de Campo Largo aprendem a confeccionar instrumentos musicais

O maracá, popularmente conhecido como chocalho, é um dos mais conhecidos da cultura indígena. Feito de forma artesanal, ele é confeccionado com uma cabaça seca e um bastão de madeira, recheado com pequenas pedras, caroços ou sementes. O maracá não é só um instrumento, é uma peça fundamental nas celebrações e rituais, trazendo ritmo e alegria para as danças e cantos de diversas comunidades.

O Projeto Maracá – o Artesanato de Instrumentos Musicais vai oferecer até agosto, 52 oficinas que beneficiarão cerca de 2 mil alunos e professores do ensino fundamental, do 3º ao 5º ano. As aulas estão sendo ministradas pelo músico, arte-educador e luthier Fabio Mazzon. Os participantes terão a chance de aprender a confeccionar instrumentos como o berimbau, tambores e chocalhos utilizando materiais recicláveis.

Studio na Colab55

Fábio Mazzon é músico, luthier, ceramista e arte educador, com bacharelado e licenciatura em Geografia. Desde 1998, dedica-se à pesquisa de manifestações musicais e à confecção e execução de diversos instrumentos de percussão, presentes nas culturas nacional e mundial. Atualmente, integra o grupo Studium Musicae, que desenvolve pesquisa e trabalha repertórios de música medieval e músicas tradicionais de diferentes países.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *