Já estão abertas inscrições para as oficinas gratuitas com nomes de destaque do cinema no Festival Olhar de Cinema.
Oficinas gratuitas com nomes de destaque da sétima arte fazem parte da programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O festival anunciou que as inscrições para as oficinas gratuitas disponibilizadas dentro da programação do evento estão abertas.
Para este ano, estão confirmados nomes como Bruno Costa, um dos diretores da aclamada série Cidade de Deus – A Luta Não Para, original da Max, que apresenta a oficina Direção Cinematográfica, propondo uma reflexão sobre a prática a partir de experiências concretas do trabalho no set de filmagem. O diretor abordará, de maneira descontraída, todas as etapas da direção, incluindo análise de roteiro, direção de atores, colaboração entre departamentos, montagem e finalização, propondo uma troca aberta sobre os desafios e descobertas do ofício. Costa também é o diretor de Nem Toda História de Amor Acaba em Morte, que integra a Mostra Exibições Especiais, na programação deste ano. A oficina Direção Cinematográfica ocorre nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 17h, na Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio.

Também está confirmada a realizadora audiovisual Natali Mamai, indígena Aymara, nascida na Bolívia (La Paz) e criada em São Paulo. Natali ministra a oficina Cinema Artesanal, que tem o objetivo de mostrar que o cinema pode ser feito com poucos recursos e de forma artesanal com muita criatividade, explorando técnicas simples de filmagem, gravação de som e montagem, incentivando o uso criativo de equipamentos caseiros e softwares acessíveis. A oficina ocorre nos dias 13 e 14 de junho, das 19h às 22h, na Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio.
A diretora de arte Ana Paula Cardoso apresenta uma oficina que detalha desde a pesquisa às escolhas estéticas e conceituais da realização de um projeto audiovisual. Com diversos longas de sucesso em seu currículo, como Praia Formosa, de Julia de Simone, que levou o Prêmio de Melhor Direção de Arte do Olhar de Cinema em 2024, Enterre Seus Mortos, de Marco Dutra, e Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba, Ana Paula comanda a oficina Direção de Arte nos dias 17 e 18 de junho, das 14h às 17h, na Sala Valêncio Xavier, no Cine Passeio.

A 14ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba ocorre de 11 a 19 de junho, reunindo mais de 90 produções entre curtas e longas-metragens, estreias mundiais, nacionais, clássicos reapresentados na tela e produções infantis que integram as 10 mostras do evento, cada uma propondo um olhar diferente sobre os filmes apresentados e a forma de consumir cinema. Considerado um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, o evento contará com sessões no Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame.
Os interessados em participar podem podem se inscrever até o dia 23 de maio pelo site oficial em até duas oficinas. Caso não haja vaga para a primeira escolha, a segunda opção será disponibilizada. As vagas são limitadas.
Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO