Assista na íntegra o documentário Lixo Extraordinário sobre o Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho!

A produção anglo-brasileira de 2010 apresenta o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias. Assista na íntegra no NA-NUTFLIX!

Lixo Extraordinário é um documentário produzido em parceria entre Brasil e Inglaterra. O2, produtora do renomado diretor Fernando Meirelles assina a produção ao lado da inglesa Almega Projects. O filme, idealizado por Angus Aynsley, produtor inglês, tinha por objetivo retratar a vida do artista plástico Vik Muniz, porém após iniciarem as gravações e perceberem a realidade brutal da comunidade do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho o conceito do filme agregou a trajetória do artista à conscientização.

Uma das curiosidades do filme se encontra na direção: assinada por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Lucy se desligou da produção ainda no início das gravações para se dedicar a outro filme Countdown to Zero – sobre o crescimento da produção de armas nucleares após a Guerra Fria. A diretora inglesa foi substituída pelo brasileiro João Jardim que após seis meses de produção deixou o projeto. Karen Harley que assinaria a montagem em primeira instância, acabou assumindo a direção final do filme e Pedro Kros assumiu a edição. Outro destaque do filme também é a trilha sonora assinada por ninguém menos que Moby.

Studio na Colab55

O filme estreou no Festival de Sundance em 2010, além de concorrer a prêmios em outros grandes festivais internacionais de cinema, como o Festival de Berlim e, inclusive, uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário, em 2011.

Sinopse: Lixo Extraordinário mostra a produção de obras de arte com material coletado no aterro do Jardim Gramacho. Ao longo da produção dessas obras, entre 2007 e 2008, transformações se produzem na vida e nas visões de mundo dos sete catadores participantes do projeto – entre eles, Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho.

Assista agora no NA-NUTFLIX:

NA-NUTFLIX: Séries e filmes pra você assistir na íntegra no blog do NA-NU!

Continue assistindo filmes no NA-NUTFLIX!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *