Assista o videoclipe de J-Pop escrito e dirigido por Hayao Miyazaki

Obscuro videoclipe de 1995 dirigido por por Hayao Miyazaki, possível prequel de Nausicaa e com incríveis semelhanças ao universo de Fallout

Por aqui no NA-NU já falamos sobre o trabalho de Hayao Miyazaki, cofundador do Estúdio Ghibli, este que é um dos maiores nomes da história da animação, dos mangás e do cinema, conhecido principalmente por trabalhos como A Viagem de Chihiro (2001), Meu Amigo Totoro (1988), e mais recentemente, O Menino e a Garça (2023).

On Your Mark, videoclipe feito sob encomenda para a dupla japonesa Chage & Aska, é um curta metragem de quase 7 minutos, escrito e dirigido por Hayao Miyazaki. Conhecido por abordar temas como o encanto e a fantasia, além de criar imagens de extrema beleza, o artista mostra em On Your Mark uma faceta obscura do Estúdio Ghibli ao explorar uma violenta distopia cyberpunk.

Chage & Aska eram uma dupla de extrema popularidade no Japão nos anos 90. Em 1995 a dupla encomendou um videoclipe para o Estúdio Ghibli. Miyazaki havia acabado de terminar sua série de mangás Nausicaa do Vale do Vento, depois de 12 anos de publicação, e estava trabalhando no processo de pré-produção de Vidas ao Vento. Além disso, começava a desenvolver o a história para o seu longa Princesa Mononoke, baseado em um livro infantil de sua autoria publicado 10 anos antes. Isao Takahata, co-fundador do Studio Ghibli, viu o videclipe como uma oportunidade para que Miyazaki escrevesse e dirigisse um curta metragem com plena liberdade.

O videoclipe foi lançado pelo selo Ghibli Experimental Theater, até hoje, único trabalho do estúdio lançado com este selo.

Studio na Colab55

O canal Tim Thoughts lançou uma profunda análise sobre o videoclipe em dois vídeos (em inglês, infelizmente sem legendas em português), onde contam a história do projeto, além de explorar as possíveis analogias presentes na obra como a vida profissional de Miyazaki, suas crises de fadiga criativa e sua relação com a indústria da animação. Além disso, apontou várias pistas escondidas pela animação que mexem com possíveis interpretações da narrativa.

O clipe mostra cidades abandonadas sendo retomadas pela natureza
e grandes cidades em ruínas
O canal aponta que estas estranhas estruturas que aparecem ao longo da animação seriam “sarcófagos de concreto”, como os construídos após o desastre de Chernobyl. Um sinal da catástrofe nuclear.
A sinalização presente no túnel para a superfície mostra “a sobrevivência não é garantida”
e “cuidado com a luz do sol”. Um sinal de que a camada de ozônio não mais protege a superfície dos raios solares.

O canal aponta também que o universo cyberpunk distópico de On Your Mark tem tudo para ser uma prequel para o mundo apresentado em Nausicaa do Vale do Vento.

O canal aponta a semelhança física entre a personagem alada de On Your Mark e Nausicaa. Além de mencionar que Miyazaki se referiu a ambas personagens pelo apelido “pessoa-pássaro”
A figura alada de On Your Mark aparece nas tapeçarias do início de Nausicaa
Em ambos, a superfície é tóxica e retomada pela natureza

No segundo vídeo do (um vídeo mais solto, onde Tim explica um pouco sobre o seu canal) o Tim Thoughts comenta sobre a ideia do “Eterno Retorno” presente no videoclipe. A noção que remete ao filósofo alemão Friedrich Nietzsche. Também menciona o canal Otaking, que também lançou dois vídeos (Em inglês e japonês) analisando minunciosamente os detalhes do videoclipe.

Tim chama atenção para o fato de Miyazaki ter anotado “Eterno Retorno” no storyboard de On Your Mark.
“E se um dia, ou uma noite, um demônio lhe aparecesse furtivamente em sua mais desolada solidão e dissesse ‘Esta vida, como você a está vivendo e já viveu, você terá de viver mais uma vez e por incontáveis vezes; e nada haverá de novo nela, mas cada dor e cada prazer e cada suspiro e pensamento, e tudo o que é inefavelmente grande e pequeno em sua vida, terão de lhe suceder novamente, tudo na mesma sequência e ordem – e assim também essa aranha e esse luar entre as árvores, e também esse instante e eu mesmo. A perene ampulheta do existir será sempre virada novamente – e você com ela, partícula de poeira! – Você não se prostraria e rangeria os dentes e amaldiçoaria o demônio que assim falou? Ou você já experimentou um instante imenso, no qual lhe responderia: “Você é um deus e jamais ouvi coisa tão divina!”. Se esse pensamento tomasse conta de você, tal como você é, ele o transformaria e o esmagaria talvez; a questão em tudo e em cada coisa, “Você quer isso mais uma vez e por incontáveis vezes? ‟, pesaria sobre os seus atos como o maior dos pesos! Ou o quanto você teria de estar bem consigo mesmo e com a vida, para não desejar nada além dessa última, eterna confirmação e chancela”Nietzsche, Gaia Ciência, §341

É interessante observar como o mundo apresentado no curta-metragem é semelhante ao universo de Fallout. A série de jogos transformada em série lançada em 2024 apresenta um violento mundo pós guerra nuclear, onde sociedades vivem no subterrâneo, a superfície é tóxica e os cultos prevalecem. Todos elementos semelhantes ao mundo pós apocalíptico apresentado no videoclipe.

Em On Your Mark, a humanidade sobrevive em abrigos subterrâneos
e seitas e cultos prevalecem.

E quer ver mais videoclipes, performances ao vivo e shows completos? Continua aqui na nossa Ntv

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *