Um exercício pra quem diz: “Não sei desenhar nem bonequinho de palito”

Todos Podem Desenhar, Uma conversa sobre a figura humana com o objetivo de criar uma experiência que prove que qualquer pessoa é capaz de desenhar.

É muito comum ouvir das pessoas “Não sei desenhar nem bonequinho de palito”, e é exatamente daí que vamos partir. Desenhe em uma folha ou caderno um bonequinho de palito. Não se preocupe, seu desenho não está sendo julgado, não existe certo ou errado. Independente de como ficou seu desenho, ou se você fez as pernas mais longas, o pescoço mais comprido ou tenha colocado botas de cowboy e um tapa olho no seu boneco, provavelmente você representou uma figura com cabeça, tronco, dois braços e duas pernas.

O que você acaba de fazer é uma das mais mágicas capacidades do ser humano. A capacidade de representar visualmente a si mesmo através de traços e formas quase abstratas. Não a toa, o início da representação gráfica se confunde com o início da história da civilização humana. E também não a toa, alguns dos primeiros desenhos encontrados nas paredes das cavernas são representações de figuras humanas.

Como humanos, andamos sobre duas patas, com a cabeça acima dos ombros. Possuímos uma postura e maneira de locomoção únicas no reino animal. Com isso a forma da silhueta humana se torna uma boa maneira de nos identificarmos. A silhueta humana é algo instintivamente registrado em nosso cérebro, que busca identificar essa forma constantemente, através da nossa visão.

E é isso que o seu boneco obteve sucesso em realizar: representar um ser humano. Qualquer pessoa do planeta, independente de língua ou cultura, graças ao instinto, irá identificar o seu desenho como um ser humano. E é por isso que usamos bonequinhos de palito até hoje em sinais de transito e portas de banheiros.

Enquanto conversamos, você pode continuar rabiscando. Faça mais bonecos, experimente rabiscar mais, sem apertar muito o lápis. Lembre-se, nenhum traço está “valendo”, vamos começar experimentando com o bonequinho de palito.

Pensando no boneco de palito como a representação da estrutura básica da forma humana, podemos dizer que é uma representação também do nosso esqueleto.

Studio na Colab55

Para o nosso exercício, vamos pegar os elementos do nosso boneco de palito e aproximá-lo da forma e proporção do esqueleto humano. Aqui a gente percebe que em nosso primeiro boneco não nos preocupamos com a largura do ombro ou da bacia, com a caixa torácica, as juntas, pés e mãos.

Adicionar esses detalhes estruturais aumenta essa sensação instintiva de reconhecimento e nos ajuda a atribuir características humanas ao desenho. Dito isso, podemos experimentar com formas e proporções.

Estes bonecos podem ser usados como ponto de partida estrutural para se criar qualquer tipo de representação de figura humana.

Se pensarmos que o boneco de palito serve como esqueleto do desenho, podemos imaginar também que nosso personagem tem mais coisas dentro dele do que só ossos.

Por isso vamos preencher nossa estrutura. Pode rabiscar, imagine onde estariam os músculos, órgãos, bolsas de gordura, roupas. Vamos “rechear” nosso esqueleto de dentro pra fora.

Mesmo que o seu personagem não seja nada realista, ainda assim podemos pensar na volumetria e na consistência dele. Talvez ele seja mole como gelatina, ou elástico como borracha.

Quanto mais próximo das proporções humanas e da anatomia humana, maior será a sensação de realismo.

Mas mesmo trabalhando com formas minimalistas, exageradas ou bidimensionais, a estrutura do bonequinho de palito ainda é a base.

Agora experimente, crie bonecos de palito brincando com as proporções, procure rabiscar livremente, sem o objetivo claro de desenhar esse ou aquele personagem. Deixe que personagens surjam naturalmente e encontre eles em seus rabiscos. Vamos manter contato e e manda seus desenhos pra gente.

Em 2018, nosso editor Lucas Fernandes realizou a oficina Todos Podem Desenhar, uma oficina básica de desenho voltada pra quem acha que não sabe desenhar. O resultado foi a HQ Humanos, confira aqui no NA-NU.

Quer mais arte, cultura e entretenimento? Continua aqui no NA-NU!

2 Replies to “Um exercício pra quem diz: “Não sei desenhar nem bonequinho de palito”

  1. Muito obrigado pela informação! Existe alguma maneira de obter mais dados sobre o assunto? Eu preciso fazer um artigo para a minha faculdade sobre isso. Muito obrigado desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *