Ouça (e assista) o novo álbum da banda gaúcha Catavento, Ansiedade na Cidade

Ouça/veja o álbum visual Ansiedade na Cidade, terceiro disco da banda psicodélica gaúcha Catavento que fala sobre a ansiedade do nosso tempo.

O grupo psicodélico Catavento lançou em 3 de agosto de 2018 o disco Ansiedade na Cidade pelo projeto Natura Musical. O álbum traz dez faixas compostas pela banda. A produção é de Francisco Maffei, integrante da banda que também assina a mixagem e masterização. O álbum foi pré-produzido no estúdio Porão Honey Bomb, em Caxias do Sul (RS), onde foram gravados vozes e sopros. Ainda na cidade natal do grupo, algumas vozes também foram gravadas no estúdio Retrola. Já a base de todo instrumental foi registrada no estúdio Audio Porto, em Porto Alegre, um dos estúdios mais bem equipados da América Latina, sob supervisão de Felipe Magrinelli, engenheiro de som que já trabalhou com Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, Titãs e Zé Ramalho

Studio na Colab55

O projeto foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2017 em parceria com o Pró-Cultura do estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Capa do álbum Ansiedade na Cidade, ilustração de Leo Sandi, diagramação e projeto gráfico, Leo Lucena

Para a disponibilização do álbum no youtube, a banda criou uma versão álbum visual, com imagens produzidas pela produtora Ilha 8C5A e direção de Breno Dallas e Saimon C. Fortuna. “A ideia de fazer um álbum visual para acompanhar a audição do disco surgiu quando estava escrevendo o projeto da Natura. (…) em seguida, surgiu a ideia do Leo Sandi de colocar a Gabi (Gabriela Jardim, atriz do vídeo) saindo de casa e indo até lá, passando pela cidade, pra dar mais movimento pra coisa”, conta Jonas BustinceBreno Dallas, um dos diretores do vídeo, diz que a ideia foi dar sensação de continuidade, acompanhando o álbum: “Então, a ideia que tivemos para o vídeo que acompanha o álbum é de um lance ininterrupto, algo que conversasse com o álbum, que tem uma sonoridade bastante conceitual, com canções muito relacionáveis entre si. Assim este álbum visual foi produzido através de um único plano sequência de base, que mostra uma garota caminhando pelas ruas de Caxias do Sul. O vídeo é acompanhado por intervenções visuais de inúmeras origens, desde outras imagens do caminho da personagem captadas com uma segunda câmera até gifs e desenhos feitos pela própria banda, que também acompanham o encarte do álbum. As intervenções visuais mesclam noções de realidade aumentada e realidade diminuta: por vezes um segundo ângulo de um objeto se destaca no cenário, como se estivesse em um relevo tridimensional; em outras usamos os croquís disponibilizados pela banda para “pixar” a imagem, diminuindo o campo de visão do espectador. Essas intervenções visuais buscam dialogar também com as músicas e com o sentimento passado por elas”.

Catavento é formada por: Leonardo Lucena no vocal, guitarras e baixo, Leonardo Sandi no vocal, guitarra e teclado kawai, Eduardo Panozzo no baixo, guitarra e vocal, Johnny Boaventura no vocal, piano elétrico e teclados, Francisco Maffei nos samples, sintetizadores, guitarras e vozes, Lucas Bustince na bateria e percussões e Jonas Bustince nas percussões e bateria. Acompanhe a banda pelo Facebook, InstagramTwitter ou pelo site oficial da Catavento.

Confira mais álbuns completos pra você ouvir aqui no NA-NUPSTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *