Assista ao premiadíssimo filme Cafundó, com Lázaro Ramos

Cafundó é uma cinebiografia do líder religioso João de Camargo, dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti e protagonizado por Lázaro Ramos.

Laçado em 2005, o filme Cafundó é uma adaptação do livro João de Camargo de Sorocaba: O Nascimento de uma Religião, de Carlos de Campos e Adolfo Frioli. Nascido escravo, João de Camargo, ou Nhô João, como mais tarde viria a ser chamado, foi um religioso brasileiro, também considerado santo popular, milagreiro e preto-velho.

A expressão “cafundó”, que pode ser interpretada como “um lugar muito longe”, vem do nome de um antigo quilombo, fonte da inspiração espiritual original de João de Camargo, localizado no atual Salto de Pirapora.

Em Cafundó, o ex-escravo, João de Camargo (Lázaro Ramos), é  filho de uma sacerdotisa orixá e trabalha como vaqueiro para um coronel. Ao abandonar a fazenda, João se encanta com o mundo em transformação que o cerca e, levado pela emoção, entra em um estado alterado, tendo visões. Ele passa a ajudar os outros tomado por um espírito de cura e restauração conhecido como Preto Velho.

Pôster do filme Cafundó

O longa-metragem foi dirigido por Clóvis Bueno e Paulo Betti, tem produção de Paulo Betti, Virginia W. Moraes e Rubem A. Gennaro. Tem trilha sonora de André Abujamra, com participações de Kuki Stolanski, James Mueller, Theo Werneck, Yaniel Matos e o mestre Gilberto Gil. O filme conta com o grande elenco de Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Alexandre Rodrigues, Ernani Moraes, Luís Melo, Renato Consorte, Francisco Cuoco, Abrahão Farc e Chica Lopes.

Studio na Colab55

O filme conquistou vários prêmios, entre eles cinco Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, uma das principais premiações do cinema nacional, incluindo melhor ator para Lázaro Ramos, melhor direção de arte, melhor fotografia e prêmio especial do júri. Cafundó também foi premiado como melhor filme e melhor fotografia, no Festival de Cinema de Paraty, Menção Honrosa no Los Angeles Pan African Film Festival e Melhor Primeira Direção para Clóvis Bueno e Paulo Betti na Mostra de Cinema Latino-Americano de Lérida.

Continue assistindo mais filmes no NA-NUTFLIX!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *