Redescobrindo e redesenhando uma cidade em Alvorada em Quadrinhos

Conheça a obra de Pablito Aguiar, Alvorada em Quadrinhos, que reuniu entrevistas com 23 moradores sobre suas vidas na cidade gaucha.

O projeto nasceu como uma tira quinzenal publicada no jornal A Semana. Foram 23 entrevistas, com moradores da cidade de Alvorada, próxima a capital Porto Alegre, publicadas no formato de quadrinhos. Os relatos se misturam com a história da cidade, revelam lutas, preconceitos e dificuldades, e trazem mensagens de esperança, perseverança, altruísmo e senso de comunidade.

As tiras foram reunidas em um belíssimo livro, que além das HQs trás fotos e textos apresentando as personagens. O trabalho foi vencedor do 25º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, na categoria quadrinhos.

Studio na Colab55

Rita de Cássia de Araújo, presidente da ACATA (Associação de Catadores de Alvorada) com sua entrevista publicada no jornal

Em palestra no projeto TEDxUnisinos, o autor falou sobre o trabalho. Sobre a auto-estima de sua cidade e sobre como podemos aprender com o bom exemplo de vizinhos e colegas. Falou também sobre sua trajetória como artista e como a linguagem do quadrinho foi utilizada para criar um relato sobre perseverança, trabalho e esperança.

Pablito Aguiar, autor de obras como Forca e Lar. Também é autor de livros infantis como Ana Bela, e sua série de ilustrações Recortes no Metrô já foi exposta na Galeria Mário Quintana em Porto Alegre. Você pode conhecer mais do trabalho do quadrinista em seu site oficial.

Quer arte, cultura e entretenimento? Cointinue NA-NUZEANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *